Macron não vê ‘discussão útil’ com Putin nesta fase

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje que não vê, nesta fase, uma “discussão útil” com o homólogo russo, Vladimir Putin, embora não exclua mudanças no futuro.

Macron não vê 'discussão útil' com Putin nesta fase

“Hoje não há matéria para uma discussão útil”, disse em conferência de imprensa, após a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia em Bulboaca, na Moldávia.

“Se surgir a oportunidade, e dependendo do conteúdo, não a excluo”, continuou o presidente francês, que tem sido um dos poucos líderes ocidentais a manter diálogo com Vladimir Putin desde o início da ofensiva militar.

“Se as questões nucleares civis e de segurança [da central de Zaporijia] o exigirem ou se houver avanços, aberturas que o permitam e justifiquem, fá-lo-ei sem qualquer hesitação”, afirmou.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse na sexta-feira que estava pronto para retomar o contacto com Vladimir Putin sobre a Ucrânia “quando chegar a hora”.

No futuro imediato, a Ucrânia deve obter garantias de segurança “mais fortes, tangíveis e muito claras” na cimeira da NATO em julho, insistiu Emmanuel Macron, observando que esta é também uma “mensagem clara no contexto atual para a Rússia”.

“Também teremos que dar perspetivas de longo prazo à Ucrânia” quanto ao seu pedido de integração à NATO, mesmo que “a adesão plena não seja imediatamente acessível” por causa da guerra iniciada pela Rússia, afirmou.

O presidente francês mostrou-se confiante de que a próxima cimeira da NATO, na Lituânia em 11 e 12 de julho, vai enviar uma “mensagem clara” de “apoio” à Ucrânia, e que se consigam “garantias mais fortes” e “tangíveis” de segurança para Kiev.

Macron também destacou que França está pronta para treinar pilotos de caça e técnicos aeronáuticos ucranianos, compromisso que ratificou hoje na reunião na Moldávia com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

VP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS