Lula da Silva recebe Santiago Peña e destaca parceria estratégica de Brasil e Paraguai

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu hoje o Presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, com quem prometeu aprofundar a parceria estratégica entre os dois países.

Lula da Silva recebe Santiago Peña e destaca parceria estratégica de Brasil e Paraguai

Durante o encontro, os dois líderes analisaram os principais temas da agenda bilateral e regional, que inclui a cooperação na hidroelétrica de Itaipu, cuja propriedade é compartilhada por Brasil e Paraguai, bem como a continuidade dos projetos de infraestrutura e de combate ao crime transnacional na fronteira.

Da mesma forma, segundo nota divulgada pela Presidência brasileira, Lula da Silva e Peña discutiram a situação do Mercosul, que os dois países formam juntamente com Argentina e Uruguai e cuja presidência semestral será assumida pelo Brasil em 03 de julho.

O encontro foi o primeiro entre Lula da Silva e Peña, que venceu as eleições em 30 de abril e assumirá o poder no Paraguai em agosto próximo.

Bilateralmente, um dos temas mais urgentes refere-se à barragem de Itaipu e à renegociação de algumas cláusulas do tratado constitutivo assinado há 50 anos.

Um dos pontos a serem revistos é o Anexo C do tratado, que prevê que Brasil e Paraguai tenham direito a 50% da energia gerada, mas estabelece que se uma das partes não utilizar tudo o que lhe cabe deverá vender o excedente para o outro parceiro a preços preferenciais.

Lula da Silva já havia antecipado em março que o Brasil será “respeitoso” nessas negociações com o Paraguai e manifestou sua convicção de que será alcançado um acordo “que leve em conta a realidade dos dois países”.

 

CYR // LFS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS