Leopoldo López garante contactos prévios com responsáveis governamentais venezuelanos

O dirigente da oposição na Venezuela, Leopoldo López assegurou hoje que o grupo de políticos e militares que se rebelou esta madrugada contra o Presidente Nicolás Maduro manteve contactos com altos responsáveis governamentais.

Leopoldo López garante contactos prévios com responsáveis governamentais venezuelanos

O dirigente da oposição na Venezuela, Leopoldo López assegurou hoje que o grupo de políticos e militares que se rebelou esta madrugada contra o Presidente Nicolás Maduro manteve contactos com altos responsáveis governamentais. “Claro que sim, com diversos setores civis e militares”, respondeu López aos jornalistas ao ser questionado se existiam contactos entre a oposição e funcionários do Governo que pretendem distanciar-se de Maduro.

“Tem sempre existido comunicação e isso está relacionado com o processo que tem vindo a ser construído”, acrescentou.

López desrespeitou hoje a sua condenação a mais de 14 anos de prisão que cumpria em sua casa, pelos incidentes durante uma manifestação da oposição em 2014, e transferiu-se para a base militar de La Carlota, no leste de Caracas, para acompanhar o chefe do parlamento e autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, que emitiu um manifesto à revolta junto de uma centena de militares e pediu à população para sair às ruas.

Guaidó disse que López foi posto em liberdade por funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebon, serviços secretos), que cumpriram a sua “ordem”, após lhes ter oferecido “amnistia e garantia de indultos”.

López também indicou que recebeu informações “sobre o que está a ocorrer em diversas unidades militares” do país e que “a maioria” dos seus membros está “consciente que tem de haver uma mudança” de Governo na Venezuela. “Fazemos esse apelo a todos”, insistiu.

Os opositores permanecem concentrados em diversas zonas do leste de Caracas, apesar de durante semanas terem referido que se dirigiriam ao Palácio de Miraflores, a residência oficial de Maduro, para exigir um gabinete para Guaidó, que autoproclamou presidente e designou um governo interino em janeiro.

O autoproclamado Presidente interino anunciou hoje que os militares deram “finalmente e de vez o passo” para o acompanhar e conseguir “o fim definitivo da usurpação” do Governo do Presidente Nicolás Maduro.

“O 01 de maio, o fim definitivo de usurpação começou hoje”, disse Guaidó num vídeo publicado na sua conta na rede social Twitter, no qual está acompanhado por um grupo de soldados na base de La Carlota, a leste de Caracas.

O Governo do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garante que foi “derrotada a tentativa de golpe de Estado” promovida por “um reduzido grupo de militares traidores”.

LEIA MAIS

[ATUALIZAÇÃO] Golpe de Estado iminente na Venezuela. Maduro garante lealdade dos comandantes

Previsão do tempo para quarta-feira, 1 de maio

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS