Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont

O Tribunal Supremo decidiu cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, recusando julgá-lo apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião.

Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont

O Tribunal Supremo espanhol decidiu hoje cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão Carles Puigdemont, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião.

LEIA MAIS: Juan Carlos de Espanha tranca-se no carro para não falar com jornalistas sobre nova polémica

O juiz Pablo Llarena responde assim à decisão tomada na semana passada pelo tribunal alemão de Schleswig-Holstein de extraditar para Espanha Carles Puigdemont apenas por um alegado delito de peculato (desvio de fundos), mas não pelo de rebelião, muito mais grave, que era solicitado pela justiça espanhola.

O cancelamento do mandado europeu de detenção significa que Puigdemont vai continuar em liberdade, mas não poderá regressar durante 20 anos a Espanha, onde seria imediatamente detido para responder pelo crime de rebelião, que só prescreve passado este período.

VEJA AINDA: Supernanny: Tribunal permite a exibição do 3º episódio

 

Impala Instagram


RELACIONADOS