Junta militar de Myanmar anuncia a amnistia de mais de dois mil prisioneiros

A junta militar de Myanmar (antiga Birmânia) anunciou hoje a amnistia de 2.153 prisioneiros condenados por dissidência contra o poder militar, por ocasião de uma festa budista.

Junta militar de Myanmar anuncia a amnistia de mais de dois mil prisioneiros

O exército libertou “2.153 prisioneiros que cumpriam as suas penas ao abrigo da secção 505(a)”, declarou em comunicado, referindo-se a uma lei de formulação vaga frequentemente utilizada contra jornalistas ou ativistas sob o pretexto de declarações que poderiam causar medo ou alarme entre a população.

A controversa lei, amplamente utilizada após o golpe de Estado militar de 01 de fevereiro de 2021, prevê uma pena de até três anos de prisão.

O exército garantiu que está a agir para “pacificar o espírito da população e por razões humanitárias”.

Aqueles que violarem novamente a lei terão de cumprir o resto da pena com uma sanção adicional, refere-se no comunicado.

Mais de 21.000 pessoas foram detidas desde o golpe militar que pôs fim ao processo democrático iniciado pelo Governo eleito de Aung San Suu Kyi.

A junta, acusada de uma repressão feroz contra qualquer voz dissidente, condenou à prisão pelo menos 170 jornalistas, segundo a ONU.

O Governo tem o hábito de anunciar amnistias em grande escala para assinalar feriados nacionais ou budistas.

JMC // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS