Rainha Sofía viaja para Miami após regresso de Juan Carlos a Espanha

O Rei emérito espanhol, Juan Carlos, chegou a Espanha esta quinta-feira, após quase dois anos exilado em Abu Dhabi, na sequência do escândalo financeiro. Coincidência ou não, rainha Sofía viajou para Miami. Mas os dois vão encontra-se.

Rainha Sofía viaja para Miami após regresso de Juan Carlos a Espanha

O Rei emérito espanhol, Juan Carlos, chegou a Espanha esta quinta-feira, após quase dois anos exilado em Abu Dhabi, na sequência do escândalo financeiro. Coincidência ou não, rainha Sofía viajou para Miami. Mas os dois vão encontra-se.

A Casa Real espanhola confirmou num comunicado o regresso de Juan Carlos a Espanha, após quase dois anos exilado em Abu Dhabi, na sequência do escândalo financeiro. O Rei emérito chegou esta quinta-feira para uma visita até segunda-feira. Entretanto, a rainha Sofía viajou para Miami, em compromissos oficiais. A viagem da rainha já estava marcada há algum tempo, uma vez que se prende com atividades organizadas pelo Instituto Espanhol Rainha Sofía em Miami – por ocasião do V Centenário da primeira volta ao mundo protagonizada por Fernão de Magalhães e João Sebastião Elcano. O reencontro entre os dois irá acontecer na segunda-feira.

Rei emérito de Espanha em risco de julgado por assédio sexual
É mais uma polémica na vida de Juan Carlos. O rei emérito de Espanha está em risco de ser julgado por assédio sexual, depois do tribunal de Londres ter recusado a imunidade (… continue a ler aqui)

A visita de Juan Carlos começa em Sanxenxo (noroeste da Galiza) para participar nas regatas de barco à vela, onde ficará na casa do seu amigo Pedro Campos, na segunda-feira irá para Madrid e no mesmo dia irá regressar a Abu Dhabi, onde, recorde-se, “fixou residência de forma permanente e estável”. E será na segunda-feira que o rei emérito terá um encontro o filho, o rei Felipe VI, a rainha Sofia e outros membros da sua família no Palácio da Zarzuela.

 

O regresso a Espanha após quase dois anos exilado em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) faz parte do desejo do rei emérito de “viajar frequentemente a Espanha para visitar a família e amigos, e organizar a sua vida pessoal e o seu local de residência em âmbito de caráter privado”, acrescenta o comunicado.

Juan Carlos vive em Abu Dhabi desde agosto de 2020, após um escândalo financeiro relacionado com o suposto recebimento de alegadas comissões milionárias para as obras do comboio de alta velocidade para Meca (Arábia Saudita), entre outros casos, que já foram arquivados pela Justiça espanhola.

No domingo passado, Felipe VI falou com o seu pai por telefone e ambos combinaram encontrar-se em Madrid quando o rei emérito se deslocasse a Espanha.

A Procuradoria Anticorrupção espanhola arquivou em 02 de maio passado os casos que tinha em aberto, um sobre o alegado recebimento de 65 milhões de euros em comissões para a construção do comboio de alta velocidade Medina-Meca, outro sobre alegadas doações não declaradas e um terceiro sobre suspeitas de ter escondido fundos em paraísos fiscais.

Fotos: D.R.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS