Jornalista assassinado após ameaças dos talibãs aos media

Um conhecido jornalista afegão foi assassinado hoje em Kandahar, um dia depois de os talibãs terem feito uma ameaça velada aos ‘media’, tornando-se o nono repórter a ser morto no país no último ano.

Jornalista assassinado após ameaças dos talibãs aos media

O jornalista Nemat Rawan foi até ao mês passado o apresentador de um popular ‘talk show’ na Tolo News, a maior estação privada de notícias do país, antes de ter ingressado no gabinete de comunicação do Ministério das Finanças. “Foi assassinado por atiradores desconhecidos”, disse o porta-voz da polícia de Kandahar, Jamal Nasir Barekzai, referindo-se àquele que foi o nono profissional de informação a perder a vida num atentado no Afeganistão, no último ano.

“É comovente saber que meu amigo e ex-colega Nemat Rawan foi morto a tiro, hoje em Kandahar”, escreveu na sua conta da rede social Twitter Lotfullah Najafizada, diretora da Tolo News. O ataque não foi reivindicado, mas as autoridades culpam os talibãs pelas sucessivas mortes de jornalistas nos últimos meses. Na quarta-feira, um porta-voz dos talibãs avisou os jornalistas de que, se fizessem uma “cobertura tendenciosa” da atualidade, seriam “responsabilizados“.

Abdullah Abdullah, presidente do Conselho Superior para a Reconciliação Nacional, condenou a ameaça feita pelos rebeldes talibãs, bem como “qualquer tentativa de silenciar jornalistas afegãos”. Os assassínios de jornalistas, juízes, médicos, figuras políticas e religiosas e defensores dos direitos humanos aumentaram substancialmente nos últimos meses, semeando o terror no país.

Duas décadas de guerra

A vaga de ataques coincidiu com o arranque, em setembro, em Doha, das negociações de paz entre os talibãs e o Governo afegão, destinadas a pôr fim a duas décadas de guerra. As negociações estão agora suspensas e os Estados Unidos anunciaram em abril a retirada total dos 2.500 soldados norte-americanos ainda no Afeganistão até 11 de setembro, 20.º aniversário dos ataques terroristas de 2001.

De acordo com uma organização não governamental que monitoriza a liberdade de imprensa no Afeganistão, pelo menos 130 casos de violência contra jornalistas foram registados em 2020. O Afeganistão é o 122.º entre 180 países no ‘ranking’ mundial de liberdade de imprensa de 2021, compilado pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

LEIA AINDA
Jornalista espancado por segurança do PR ouvido no Ministério Público
Jornalista espancado por segurança do PR ouvido no Ministério Público
O jornalista guineense Adão Ramalho, da Capital FM de Bissau, foi hoje ouvido pelo Ministério Público na sequência de uma queixa-crime apresentada contra um agente de segurança do Presidente do país, por alegadas ofensas corporais e danos materiais. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS