INE divulga Contas Nacionais Trimestrais de 2021

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje as Contas Nacionais Trimestrais do quarto trimestre do ano passado, onde poderá confirmar ou rever o crescimento do PIB de 4,9% em 2021.

INE divulga Contas Nacionais Trimestrais de 2021

Nos dados mais detalhados que serão publicados hoje, o INE poderá ainda confirmar ou rever a expansão homóloga do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,8% no quarto trimestre de 2021 e de 1,6% em cadeia. Na estimativa rápida publicada em 31 de janeiro, o INE indicava que a economia portuguesa registou em 2021 o crescimento mais elevado desde 1990. Ao avançar 4,9%, uma décima acima do esperado pelo Governo na proposta do Orçamento do Estado para 2022, entregue em outubro.

LEIA AINDA
Ucrânia: Joe Biden fala hoje com aliados para coordenar resposta 

“No conjunto do ano 2021, o PIB registou um crescimento de 4,9% em volume, o mais elevado desde 1990. Após a diminuição histórica de 8,4% em 2020. Na sequência dos efeitos marcadamente adversos da pandemia covid-19 na atividade económica”, referiu o INE. A explicar a evolução está, segundo o INE, “um contributo positivo expressivo” da procura interna. Depois “de ter sido significativamente negativo em 2020”. Registando-se uma recuperação do consumo privado e do investimento.

Dados superaram as estimativas do Governo

Já o contributo da procura externa líquida foi “bastante menos negativo em 2021”, explica o organismo de estatística. Detalhando que se registaram “crescimentos significativos” das importações e das exportações de bens e de serviços. Os dados superaram quer as estimativas do Governo, quer das principais instituições nacionais e internacionais. As mais otimistas eram as do Banco de Portugal e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Que esperavam um crescimento de 4,8%. Enquanto o Fundo Monetário Internacional, projetava uma expansão do PIB de 4,4%. A Comissão Europeia uma subida de 4,5%. E o Conselho das Finanças Públicas de 4,7%.

O PIB em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,2% no terceiro trimestre de 2021. Enquanto no trimestre anterior, a variação homóloga do PIB tinha sido 16,1%. Em 2020, o PIB caiu 8,4%.

Impala Instagram


RELACIONADOS