Guiné-Bissau/Eleições: Governo apela a partidos políticos para evitarem “discursos incendiários”

O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, apelou hoje aos partidos políticos que vão participar nas legislativas de 04 de junho para evitarem “discursos incendiários” e “violência”.

Guiné-Bissau/Eleições: Governo apela a partidos políticos para evitarem

“Gostaria de apelar a todos os partidos concorrentes neste pleito eleitoral para colaborarem. No dia 13 vai dar-se início à campanha eleitoral. Vamos fazer desta campanha uma festa da democracia, vamos evitar discursos incendiários, vamos fazer uma campanha para mostrar ao mundo que o guineense é um povo amante de paz”, afirmou Fernando Gomes.

O ministro da Administração Territorial falava no aeroporto Osvaldo Vieira em Bissau, após ter recebido material eleitoral sensível adquirido pelo Programa das Nações Unidas de Apoio ao Desenvolvimento.

Fernando Gomes destacou também que todos os partidos políticos contribuíram de forma positiva para o processo eleitoral, principalmente para o recenseamento eleitoral.

“Este clima deve permanecer durante a campanha que começa dentro de três dias, no dia da votação e após o dia 04 de junho”, disse.

“Não há razões para criarmos problemas. O Governo vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance e dentro do quadro legal para não permitir quaisquer desvios às regras preestabelecidas. Todo o mundo tem o direito de fazer campanha e mobilizar os votos, mas ninguém tem o direito de usar violência durante a campanha, no dia das eleições, e depois do dia 04”, salientou Fernando Gomes.

O ministro pediu também para que todos aguardem “serenamente” que a Comissão Nacional de Eleições “anuncie os resultados” eleitorais.

“Queremos uma eleição num clima de paz e tranquilidade, ganhe o partido que Deus entender. Qualquer partido que ganhar, é um partido da Guiné-Bissau. O mundo não acaba com o dia 04”, disse.

Vinte partidos e duas coligações viram hoje as suas candidaturas aprovadas pelo Supremo Tribunal de Justiça para participar nas eleições de 04 de junho.

A campanha eleitoral, que começa sábado, termina em 02 de junho.

MSE // LFS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS