Greve no Metro de Lisboa na 5.ª feira com perturbações já nesta noite

Os trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem na quinta-feira greve de 24 horas para contestar o congelamento salarial e reivindicar progressões na carreira.

Greve no Metro de Lisboa na 5.ª feira com perturbações já nesta noite

Esta paralisação do Metro de Lisboa vai ocorrer dois dias depois da realização de uma nova paralisação parcial, que decorreu entre as 05h00 e as 09h30 de terça-feira, tendo nesse dia o serviço começado cerca das 10h00. Numa nota publicada na sua página da internet, o ML indica que para quinta-feira “está agendada uma greve de 24 horas para a generalidade dos trabalhadores, pelo que se prevê que o serviço de transporte encerre a partir das 23h00” de hoje e “reabra às 06h30 de sexta-feira”.

“Caso sejam decretados os serviços mínimos com circulação de comboios, a empresa avaliará se terá condições operacionais para reabrir o serviço entre as 00h00 e as 01h01 de dia 05 de novembro (sexta-feira)”, ressalva o ML, prevendo que “o serviço de transporte seja afetado nos períodos determinados por estas greves”.

Na origem das paralisações está o protesto contra o congelamento salarial e a luta pela aplicação de todos os compromissos assumidos pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em que se inclui a prorrogação do Acordo de Empresa, pelo preenchimento imediato do quadro operacional e pelas progressões na carreira. Os trabalhadores do Metro cumpriram em 26 e 28 de outubro duas greves parciais que, segundo a FECTRANS, tiveram uma adesão elevada. Segundo a transportadora, no dia 26 a paralisação teve uma adesão de 42,62% e no dia 28 de 45,37%.

Na semana passada, a transportadora referiu em comunicado que se encontra “recetiva à discussão das propostas apresentadas pelas entidades sindicais, sendo as mesmas objeto de negociação”. Os trabalhadores realizaram greves parciais ao serviço em maio e junho, tendo em conta as mesmas reivindicações apresentadas para a nova paralisação. O Metropolitano de Lisboa opera com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião), das 06h30 às 01h00 todos os dias.

Impala Instagram


RELACIONADOS