Greve de maquinistas da CP levou à supressão de 30 comboios até às 06:00

O balanço feito pela CP indica que entre as 00:00 e as 06:00 de hoje estavam programados 68 comboios, foram efetuados 38 e suprimidos 30 devido à greve de maquinistas.

Greve de maquinistas da CP levou à supressão de 30 comboios até às 06:00

A CP – Comboios de Portugal suprimiu 30 das 68 ligações programadas entre as 00:00 e as 06:00 de hoje, devido à greve de maquinistas, disse à Lusa fonte oficial da empresa. De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa cerca das 07:30, estavam programados 68 comboios, foram efetuados 38 e suprimidos 30. A mesma fonte indicou que estão a ser cumpridos os serviços mínimos decretados. Os trabalhadores das categorias representadas pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) cumprem uma greve total, entre as 00:00 de hoje e as 23:59 de quinta-feira. Na segunda-feira, os maquinistas iniciaram uma greve ao trabalho extraordinário e em dias de descanso, que se prolongará até às 23:59 de domingo.

Leia depois
Football Leaks: Começam hoje as alegações finais no julgamento de Rui Pinto
O julgamento do processo Football Leaks entra hoje nas alegações finais, com três dias reservados no Juízo Central Criminal de Lisboa para as intervenções de Ministério Público (MP), assistentes e defesas dos arguidos Rui Pinto e Aníbal Pinto (… continue a ler aqui)

O protesto do SMAQ pretende reclamar melhores condições de trabalho e aumentos. Em comunicado, publicado no ‘site’ do sindicato, a estrutura explicou que a paralisação terá mais impacto entre “as 00:00 do dia 04 de janeiro de 2023 [hoje] e as 24:00 do dia 05 de janeiro de 2023 [quinta-feira]”, quando os trabalhadores “das categorias representadas pelo SMAQ” se encontram “em greve à prestação de todo e qualquer trabalho”. O sindicato reivindica a “melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais” e das “condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor”.

O protesto pretende reclamar melhores condições de trabalho e aumentos

O SMAQ exige também a “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, a “implementação de um efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes”, o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo” e o cumprimento integral do acordo de empresa. O sindicato pretende ainda o “reconhecimento de categoria superior aos associados do SMAQ que desempenham/desempenharam serviço em órgãos de acompanhamento de tráfego” e manifesta-se “contra a absurda discriminação das categorias operacionais em matéria de tolerâncias de ponto na quadra festiva”.

Para hoje e quinta-feira foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no ‘site’ da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades; Regional, InterRegional e Internacional; Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa, destacou ainda. A CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, ou “a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.

Impala Instagram


RELACIONADOS