Governo e parceiros sociais começam discussão sobre salário mínimo

O Governo e os parceiros sociais reúnem-se na Concertação Social, pela primeira vez após as eleições legislativas, para discutirem aumento do salário mínimo nacional para o próximo ano.

Governo e parceiros sociais começam discussão sobre salário mínimo

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, deverá apresentar uma proposta de atualização do salário mínimo para 2020 às estruturas sindicais e patronais, tendo o Governo definido como meta atingir os 750 euros em 2023.

LEIA DEPOIS

Portugal mantém-se como um dos países da UE onde a remuneração mínima é das mais baixas

Nos últimos anos, o salário mínimo tem aumentado, tendo-se fixado nos 600 euros

O salário mínimo foi fixado este ano em 600 euros, um valor acordado entre o executivo anterior e a maioria dos parceiros em Concertação Social, com exceção da CGTP. Nos últimos quatro anos, o salário mínimo aumentou de 505 euros para 530 euros em 2016, depois para 557 euros a partir de 2017 e para 580 euros em 2018, chegando aos 600 euros em janeiro do corrente ano. A valorização real (descontando a inflação) foi de 14% e a nominal de quase 19% nesse período. A UGT e a CGTP já manifestaram disponibilidade para negociar, mas as centrais sindicais querem ir mais longe.

CGTP exige 850 euros a curto prazo

Enquanto a UGT reivindica um aumento de 60 euros em 2020 e uma meta de 800 euros para 2023, a CGTP considera que o objetivo do Governo é um «bom ponto de partida», mas exige 850 euros a curto prazo.

Do lado das confederações patronais, o presidente da a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, numa entrevista ao Negócios e à Antena 1, considerou a meta do Governo «perfeitamente razoável», admitindo ir mais longe «se a economia o permitir».

Número de trabalhadores a receber o salário mínimo nacional era de 755,9 mil em abril

O presidente da CIP defendeu que o Governo também deverá promover, por outro lado, uma redução das tributações autónomas e o reforço de verbas para a formação. O número de trabalhadores a receber o salário mínimo nacional era de 755,9 mil em abril, de acordo com dados do anterior Governo.

LEIA MAIS

Recém-nascido encontrado em caixote do lixo em Lisboa

 

Impala Instagram


RELACIONADOS