Governo da Turquia afasta-se do programa de sanções contra a Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, descartou hoje a possibilidade de Ancara vir a unir-se ao programa de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia contra a Rússia por causa da invasão da Ucrânia. 

Governo da Turquia afasta-se do programa de sanções contra a Rússia

Cavusoglu disse que o Governo de Ancara não vai juntar-se às sanções “unilaterais” contra Moscovo, tentando manter a postura de neutralidade em relação ao assunto, disse o chefe da diplomacia turca à estação de televisão Lider Haber. 

Neste sentido, o ministro sublinhou que a Turquia vai continuar a “levar em consideração” os interesses do próprio próprio país, valorizando a prosperidade da Turquia, que este mês vai a eleições. 

“Estamos a garantir o respeito pela Convenção de Montreux”, disse Cavusoglu, referindo-se ao acordo internacional sobre o movimento marítimo nos Estreitos do Bósforo e Dardanelos, que regula a navegação de navios de guerra estrangeiros.  

O chefe da diplomacia de Ancara criticou diretamente os comentários do principal opositor turco, Kemal Kiliçdaroglu, que admitiu recentemente dar “prioridade às relações com o Ocidente e não com o Kremlin” em caso de vitória nas eleições do próximo dia 14 de maio. 

Para Cavusoglu, trata-se de uma afirmação incoerente porque, Kemal Kiliçdaroglu, acusou o ministro, disse no passado “que nada iria fazer para ameaçar as relações entre a Turquia e a Rússia”.  

No dia 14 de maio realizam-se eleições gerais e presidenciais na Turquia. 

 

PSP // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS