Governo dá 125 euros a quem ganhe até 2.700 euros brutos

Governo atribui subsídio de 125 euros mensais a quem recebe até 2.700 euros e mais 50 euros por cada filho. IVA da eletricidade é para descer para 6%.

Governo dá 125 euros a quem ganhe até 2.700 euros brutos

António Costa apresentou, nesta segunda-feira, o pacote de apoio às famílias aprovado pelo Governo. O primeiro-ministro anunciou que cada cidadão que aufira até 2.700 euros brutos mensais irá receber um “pagamento extraordinário” de 125 euros para fazer face à inflação. Além disso, revelou que vai propor ao Parlamento a descida do IVA da eletricidade para 6%. “O Governo decidiu ainda, independentemente do rendimento da família, o pagamento extraordinário de 50 euros por cada descendente, criança ou jovem, que tenham a cargo” a pagar em outubro, acrescentou.

Reunião de sexta-feira é decisiva

Já os pensionistas receberão “um suplemento extraordinário equivalente a um mês de pensão”. Esta quantia será paga “de uma só vez, já em outubro”, anunciou Costa. O Governo vai ainda propor à Assembleia da República a descida da taxa de IVA sobre a eletricidade de 13% para 6%. O plano do Executivo chama-se “Famílias primeiro” e incide sobre oito áreas: rendimentos, crianças/jovens, pensionistas, eletricidade, gás, combustíveis, rendas e transportes. As medidas de apoio às empresas só serão tomadas depois da reunião extraordinária dos ministros europeus com a tutela da Energia, que terá lugar na sexta-feira.

Combustíveis também abrangidos

António Costa também anunciou alterações nos combustíveis. O Executivo prolongou, até ao final do ano, a suspensão do aumento da taxa de carbono, a devolução da receita adicional de IVA e a redução do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP). Assim, um depósito de 50 euros de gasolina passa a custar 36 euros (menos 14 euros), enquanto que um depósito do mesmo valor em gasóleo custa 34 euros (menos 16 euros).

Impala Instagram


RELACIONADOS