Funicular dos Guindais no Porto encerrado por tempo indeterminado

O Funicular dos Guindais, que liga a Batalha à Ribeira, no Porto, vai estar encerrado por tempo indeterminado devido a motivos técnicos, de acordo com a autarquia.

Funicular dos Guindais no Porto encerrado por tempo indeterminado

O Funicular dos Guindais, que liga a Batalha à Ribeira, no Porto, vai estar encerrado por tempo indeterminado devido a motivos técnicos, de acordo com a autarquia. Segundo uma nota da Câmara do Porto no seu portal oficial, o fecho da estrutura, “por motivos técnicos”, iniciou-se na quinta-feira e a circulação naquele veículo “será retomada em data a anunciar”.

O funicular que liga a Batalha à Ribeira foi inaugurado em 2004 e passou em 2019 da Metro do Porto para a tutela da Câmara, e este ano transitou para a alçada da STCP Serviços, subsidiária da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). O executivo da Câmara do Porto aprovou em 07 de fevereiro, com o voto contra da CDU, delegar competências à STCP Serviços relacionadas com a mobilidade e gestão de infraestruturas auxiliares ao transporte público.

Governo condecora a título póstumo agente da PSP Fábio Guerra

O louvor que condecora, a título póstumo, com a medalha de serviços distintos da PSP, grau ouro, ao agente Fábio Guerra, que morreu no passado dia 21 de março, foi hoje publicado em Diário da República (…continue ler aqui)

Em causa estão, por exemplo, a gestão do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), o das Camélias ou do Bom Sucesso, bem como meios auxiliares à deslocação entre cotas, e parques de estacionamento. A par destas infraestruturas, foi também confiada à empresa “a realização de todos os estudos necessários para a operacionalização” do ramal da Alfândega com um sistema de transporte público compatível com a utilização do canal para modos suaves.

A Câmara do Porto espera obter receitas de exploração das infraestruturas geridas pela STCP Serviços em três anos, após injetar mais de três milhões de euros na empresa, disse à Lusa Cristina Pimentel, ex-vereadora dos Transportes e atual presidente da STCP. Na segunda-feira, em reunião camarária, o executivo vai votar uma proposta para ceder a posição contratual do município à STCP Serviços na operação e manutenção do Funicular dos Guindais e do Terminal Intermodal de Campanhã.

Nesse sentido, o executivo vai deliberar sobre a cessão da posição contratual do município na operação e manutenção do Funicular dos Guindais e Elevador da Lapa, cujo contrato foi adjudicado à empresa LIFTECH S.A por 2,1 milhões de euros e por um prazo de dois anos.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS