Forças ucranianas insistem que batalha por Soledar continua

O porta-voz do Estado-Maior do Exército ucraniano insistiu hoje que “a batalha por Soledar continua”, contrariando uma vez mais o anúncio das autoridades de Moscovo da conquista da pequena cidade situada no leste da Ucrânia.

Forças ucranianas insistem que batalha por Soledar continua

Alexander Stupun elencou, através do Facebook, várias localidades atacadas por tropas russas em direção a Bakhmut, na província de Donetsk, mas as batalhas em Soledar prosseguem, assegurou. O porta-voz não deu detalhes sobre a situação em Soledar, cidade atingida nas últimas semanas por violentos combates com o envolvimento do grupo paramilitar russo Wagner, precisando apenas que as infraestruturas civis na região de Konstantinovka foram atingidas por mísseis das forças de Moscovo e que várias posições militares ucranianas foram visada por bombardeamentos aéreos.

Anteriormente, a Ucrânia já tinha negado a perda de Soledar para a Rússia, que Moscovo anunciou hoje ter conquistado, e disse que os combates violentos prosseguiam na pequena cidade do leste do país. “Ainda há combates violentos em Soledar”, disse à televisão ucraniana o porta-voz do comando oriental do exército ucraniano, Sergei Cherevaty, citado pela agência francesa AFP.

Cherevaty alegou que as forças armadas ucranianas tinham a situação em Soledar sob controlo, mas admitiu que estão “em condições difíceis”. A declaração seguiu-se ao anúncio por Moscovo de que as suas forças tinham conquistado a cidade da região de Donetsk, no leste da Ucrânia. “Na noite de 12 de janeiro, a libertação da cidade de Soledar foi concluída”, disse hoje o porta-voz do Ministério da Defesa russo, tenente-general Igor Konashenkov, citado pela agência oficial TASS.

Impala Instagram


RELACIONADOS