Forças de Kiev reclamam “primeiro êxito” no avanço em Bakhmut

O Exército ucraniano reclamou hoje ter alcançado “um primeiro êxito” na ofensiva em Bakhmut, leste da Ucrânia, onde se trava a batalha mais prolongada desde a invasão russa de 2022.

Forças de Kiev reclamam

“O avanço das tropas na zona de Bakhmut é o primeiro êxito da ofensiva” que visa a defesa da cidade que as forças russas tentam tomar desde o verão do ano passado, disse o comandante das tropas terrestres ucranianas, Oleksandr Syrsky.

A declaração de Syrsky foi difundida pelo Ministério da Defesa da Ucrânia.

As informações sobre o “êxito” na campanha não foram ainda verificadas por fontes independentes. 

Anteriormente, a vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar afirmava que as tropas de Kiev estão “há vários dias a avançar” em direção a Bakhmut. 

“Os duros combates continuam. A defesa de Bakhmut continua”, disse Malyar através de uma mensagem no sistema digital Telegram.

As forças russas continuam a afirmar o controlo da “maior parte da cidade” mas, durante o fim de semana passado, as tropas ucranianas reclamaram a reconquista de 17 quilómetros quadrados na zona de Bakhmut.

As informações difundidas por Kiev sobre a situação militar em Bakhmut ocorrem na mesma altura em que o chefe de Estado ucraniano anuncia através da rede social Twitter que vai reunir-se em Londres com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, após a deslocação a Roma, Berlim e Paris.

O Reino Unido é um dos países que fornece mais meios às forças terrestres e aéreas da Ucrânia.

 

PSP // SB

Lusa/fim

 

 

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS