Ex-candidato às eleições no Paraguai apresenta pedido de recontagem dos votos

O ex-candidato à presidência do Paraguai nas eleições de 30 de abril, Efraín Alegre, pediu segunda-feira ao Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do país uma recontagem dos votos, procedimento que o tribunal disse não estar previsto na lei.

Ex-candidato às eleições no Paraguai apresenta pedido de recontagem dos votos

Efraín Alegre, da Concertação Nacional, aliança que junta direita e esquerda, foi à sede do TSJE em Assunção, que continua vigiada na presença de simpatizantes do ex-candidato independente Payo Cubas, detido preventivamente na sexta-feira, no decurso de manifestações de repúdio pelos resultados eleitorais.

O líder liberal, em declarações à EFE, disse que vai esperar até terça-feira para que o TSJE se pronuncie sobre o pedido para abrir o “envelope quatro” e organizar uma auditoria.

Segundo o TSJE, o “quarto” dos oito envelopes utilizados para proteger o material utilizado em cada eleição contém as cédulas, ou seja, as cédulas válidas, em branco, inválidas e excedentes.

O ex-candidato presidencial solicitou ainda a contratação de “uma auditoria internacional independente ao software do sistema informático utilizado nas eleições”, segundo o documento apresentado ao tribunal.

O opositor apelou hoje à presença dos seus apoiantes na sede do TSJE, para exigir a abertura do quarto envelope e a libertação dos detidos nos protestos após o dia das eleições, incluindo Payo Cubas.

Nas eleições de 30 de abril, ganhas por Santiago Peña, governante do Partido Colorado (direita), Payo Cubas ficou em terceiro lugar e criticou os resultados, denunciando uma alegada fraude eleitoral, que desencadeou manifestações dos apoiantes, algumas das quais resultaram em tumultos.

Payo Cubas foi detido por alegados crimes de “perturbação da tranquilidade pública, ameaça de atos puníveis, tentativa de impedimento das eleições, tentativa de coação de órgãos constitucionais e resistência”.

No sábado, um juiz ordenou a prisão preventiva de Payo Cubas, preso na sexta-feira, afirmando haver perigo iminente de fuga que não pode ser “distorcido”.

VP // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS