Eslovénia aprova estacionamento de forças da NATO no seu território

O Parlamento eslovaco autorizou hoje o estacionamento no país de até 2.100 soldados estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, no contexto da invasão russa da Ucrânia.

Eslovénia aprova estacionamento de forças da NATO no seu território

Inicialmente, a Aliança terá naquele país uma unidade da “presença avançada reforçada” de cerca de 1.200 soldados, oriundos da República Checa, Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Polónia e Eslovénia. O destacamento incluirá também um sistema de defesa aérea Patriot, adiantou hoje o ministro da Defesa, Jaroslav Nad. “Dado que, num futuro próximo, esperamos ataques militares diretos da Federação Russa contra o aeroporto de Uzhhorod, que fica (na Ucrânia) perto da fronteira da República Eslovaca, isto obviamente tem implicações militares”, disse o ministro, citado pela agência de notícias TASR.

LEIA DEPOIS
Serviços secretos dos EUA avisam que Putin quer invadir outros países e não só a Ucrânia

A proposta de destacamento, já aprovada pelo governo de centro-direita em 9 de março, foi aprovada por 96 deputados dos 134 presentes, com 15 votos contra. A votação ocorre dois dias antes da primeira visita de um secretário da Defesa dos Estados Unidos à Eslováquia desde que o antigo país do bloco soviético aderiu à NATO, em 2004. A Eslováquia já acolheu mais de 200 mil pessoas vindas da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou entre os civis pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, das quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS