ÚLTIMA HORA! Eleições norte-americanas: Joe Biden eleito a qualquer momento [gráfico interativo]

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, ultrapassou hoje o rival conservador Donald Trump no número de votos no estado da Pensilvânia, liderando com mais quase 6.000 votos numa contagem ainda por terminar.

ÚLTIMA HORA! Eleições norte-americanas: Joe Biden eleito a qualquer momento [gráfico interativo]

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, ultrapassou o rival conservador Donald Trump no número de votos no estado da Pensilvânia, liderando com mais quase 6 mil votos, numa contagem ainda por terminar. A vantagem do presidente cessante nas eleições norte-americanas diminuiu após o dia da eleição, quando os funcionários estaduais começaram a processar os votos enviados pelo correio, forma de votação fortemente favorável a Biden depois de Trump ter passado meses, sem apresentar provas, de que tal levaria a fraude generalizada.

Biden eleito presidente nas eleições norte-americanas a qualquer momento

Desconhece-se ainda quantos boletins de voto faltam contabilizar. Se a margem de vitória for inferior a 1%, a lei da Pensilvânia obriga a uma recontagem. Trump, que precisa de vencer a Pensilvânia para manter viva a ideia de se manter na Casa Branca, pediu na quarta e na quinta-feira para que a contagem a de votos no estado parasse.

Segundo as últimas projeções, Biden conta com 253 delegados no Colégio Eleitoral (embora alguns meios questionem os 11 delegados no Arizona) e precisa de 270 para se proclamar vencedor, tendo também consumado esta manhã uma reviravolta no estado da Geórgia, que o coloca na dianteira, o que lhe pode garantir a vitória.

Trump, que na quinta-feira insistiu nas denúncias de que é alvo de fraude eleitoral, sem apresentar provas, tem 214 delegados assegurados no Colégio Eleitoral.

LEIA AGORA
Estado de emergência reavaliado na sua existência e conteúdo no fim de novembro

Impala Instagram


RELACIONADOS