Covid-19: Pequim encerra parques e impõe novas restrições para travar surto

Vários parques em Pequim foram hoje encerrados, numa altura em que a capital chinesa introduz mais restrições para travar a propagação do novo coronavírus, à medida que o número de novos casos diários continua a aumentar.

Covid-19: Pequim encerra parques e impõe novas restrições para travar surto

Vários parques em Pequim foram hoje encerrados, numa altura em que a capital chinesa introduz mais restrições para travar a propagação do novo coronavírus, à medida que o número de novos casos diários continua a aumentar. A cidade registou 49 infeções, nas últimas 24 horas, incluindo 16 casos assintomáticos, elevando o total da atual vaga para pouco mais de 700.

A China pratica uma política de ‘zero casos’, que inclui o isolamento de bairros ou cidades inteiras, sempre que um surto é detetado.

Chaoyang e Shunyi — os dois distritos de Pequim no centro das últimas infeções — estão paralisados. Os moradores foram instruídos a ficar em casa e os habitantes em outras áreas da cidade proibidos de entrar nas zonas afetadas. Todos os serviços de transporte público em Chaoyang – que abriga quase 4 milhões de pessoas e muitos complexos comerciais — foram interrompidos e os funcionários de escritório estão a trabalhar a partir de casa.

O Parque Chaoyang, um dos maiores de Pequim, foi fechado até novo aviso, juntamente com a Floresta Olímpica e os parques de Shunyi. “O número de novos casos ainda está em níveis altos”, disse o porta-voz do governo municipal de Pequim, Xu Hejian, no domingo. “A batalha contra o vírus está num impasse. Devemos intensificar o controlo em áreas-chave”, afirmou.

Os moradores de Pequim passaram por três rodadas de testes em massa desde o início do surto, juntamente com outras medidas de precaução, para impedir a propagação da doença. No distrito de Dongcheng — o centro cultural da cidade — as pessoas devem apresentar um resultado de teste PCR negativo feito nos sete dias anteriores para aceder a locais públicos.

As reclamações sobre a inconveniência causada pelas medidas antiepidémicas aumentaram. Um consultor português radicado na capital chinesa, que prefere não ser identificado, disse à Lusa ter recebido ordem para ficar em casa nos próximos 17 dias, após dois moradores no seu condomínio terem testado positivo. O condomínio, situado na zona oeste de Pequim, é composto por 12 prédios e abriga mais de cinco mil pessoas. Todos os moradores vão ter que cumprir quarentena e serão sujeitos a seis rondas de testes.

Grades foram colocadas em torno dos edifícios, para impedir a saída dos moradores, segundo fotografias partilhas pelo consultor. “Todos os prédios foram barricados, apesar de apenas num edifício existirem dois moradores que testaram positivo”, descreveu. “Isto faz algum sentido?”, questionou.

 Helena Carreiras afirma que 92% dos inscritos já têm cartão de Antigo Combatente
A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, afirmou hoje que 92% do universo dos inscritos para obter o cartão do Antigo Combatente já o têm, admitindo que houve alguns atrasos na produção que estão a ser monitorizados (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS