Covid-19: Bruxelas desembolsa 523 ME para Portugal em empréstimos para preservar emprego

A Comissão Europeia anunciou hoje ter desembolsado 523 milhões de euros para Portugal em empréstimos para apoiar trabalho a tempo reduzido e outros programas para salvaguardar empregos.

Covid-19: Bruxelas desembolsa 523 ME para Portugal em empréstimos para preservar emprego

A Comissão Europeia anunciou hoje ter desembolsado 523 milhões de euros para Portugal em empréstimos para apoiar trabalho a tempo reduzido e outros programas para salvaguardar empregos devido à covid-19, com 5,9 mil milhões já distribuídos ao país. Em causa está o SURE, o programa da União Europeia (UE) criado durante a pandemia para financiar esquemas de trabalho a tempo reduzido e manter os empregos, no âmbito do qual “a Comissão Europeia desembolsou hoje 2,17 mil milhões de euros para três Estados-membros da UE na oitava prestação de apoio financeiro”, dos quais 523 milhões de euros foram mobilizados para Portugal.

Para ler depois
Os menores de idade que tenham recebido pelo menos a vacinação primária contra a covid-19 estão isentos do prazo de validade de nove meses do certificado digital europeu (… continue a ler aqui)

Em comunicado de imprensa, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, destaca que, “com estes desembolsos adicionais, o SURE continua a apoiar os trabalhadores e as empresas na Hungria, Polónia e Portugal”, sendo ainda um “exemplo notável da diferença que a ação comum da UE pode fazer pelos cidadãos em tempos de crise”.

Estes empréstimos SURE ajudam os Estados-membros a enfrentar aumentos súbitos na despesa pública para preservar o emprego na sequência da pandemia, suportando despesas diretamente relacionadas com o financiamento de esquemas nacionais de trabalho a tempo reduzido e outras medidas semelhantes que os países implementaram como resposta à covid-19, incluindo para os trabalhadores independentes. De acordo com dados de Bruxelas, Portugal já arrecadou 5,9 mil milhões de euros no âmbito do SURE, o ‘bolo’ total inicialmente previsto.

Os desembolsos de hoje vêm na sequência de uma emissão de obrigação a 15 anos, no valor de 2,17 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros), pela Comissão Europeia na semana passada ao abrigo do SURE. No conjunto da UE, a Comissão Europeia já concedeu um montante total de 91,8 mil milhões de euros em empréstimos ‘back-to-back’ ao abrigo do programa aos países interessados. O financiamento ‘back-to-back’ permite à Comissão Europeia emitir obrigações e transferir as receitas diretamente para o país beneficiário nas mesmas condições que recebeu (em termos de taxa de juro e maturidade). “Todos os Estados-membros da UE que pediram para beneficiar do esquema receberam parte ou a totalidade do montante solicitado”, conclui a Comissão Europeia.

Foram 19 os Estados-membros da UE que solicitaram verbas ao abrigo do SURE, o equivalente a 94,4 mil milhões de euros de apoio financeiro, sendo que os outros países podem apresentar pedidos para aceder a 5,6 mil milhões de euros em assistência financeira. O instrumento SURE, criado em 2020 para proteger os empregos, tem sido uma parte da resposta da UE à crise da covid-19. Para financiar o SURE, a Comissão está a emitir até 100 mil milhões de euros de obrigações sociais. Isto transformou já o executivo comunitário – em nome da UE – no maior emissor de obrigações sociais do mundo.

Impala Instagram


RELACIONADOS