António Costa já não se demite com chumbo da contagem integral do tempo dos professores

António Costa afastou hoje o cenário da ameaça de demissão do Governo, considerando que constituiu uma vitória da responsabilidade a reprovação do diploma do tempo de serviço dos professores.

António Costa já não se demite com chumbo da contagem integral do tempo dos professores

António Costa afastou esta sexta-feira, 10 de maio, o cenário da ameaça de demissão do Governo, considerando que constituiu uma vitória da responsabilidade a reprovação do diploma que pretendia contabilizar a totalidade do tempo de serviço dos professores.

DEPOIS LEIA

Previsão do tempo para sábado, 11 de maio

«Foi um resultado clarificador e uma vitória da responsabilidade», declarou o Primeiro-Ministro. Esta posição de António Costa foi transmitida duas horas depois de PSD, PS, CDS-PP terem reprovado, em votação final global, o texto proveniente da Comissão Parlamentar de Educação para a reposição integral do tempo de serviço dos professores – diploma que teve o apoio do Bloco, PCP e PEV.

Assim, mantém-se em vigor, sem qualquer alteração, o diploma do Governo que reconhece apenas dois anos, nove meses e 18 dias da recuperação do tempo.

António Costa considerava a contagem total do tempo de serviços uma medida socialmente injusta

António Costa ameaçou na passada sexta-feira, 3 de maio, demitir-se caso a Assembleia aprovasse a lei dos professores, pois a seu ver a contagem total do tempo de serviços levantava dúvidas de constitucionalidade, considerando-a uma medida socialmente injusta e insustentável do ponto de vista financeiro.

O discurso de António Costa terminou com o Primeiro-Ministro a dizer que caso a proposta de PSD, CDS, BE e PCP seja aprovada em plenário, o seu Executivo apresentava a demissão. «A aprovação em votação final e global forçará o Governo a apresentar a sua demissão», afirmou em conferência de imprensa, o chefe do Governo.

LEIA MAIS

Diana Fialho foi agredida violentamente desde os 6 anos

Marcelo Rebelo de Sousa já contactou a mãe da portuguesa que morreu na Hungria

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS