Congressistas democratas detidas em manifestação pelo direito ao aborto

Várias congressistas do Partido Democrata, incluindo Alexandria Ocasio-Cortez, foram hoje detidas durante um protesto diante do Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América (EUA) em defesa do direito ao aborto, avança a imprensa norte-americana citada pela agência Efe.

Congressistas democratas detidas em manifestação pelo direito ao aborto

Alexandria Ocasio-Cortez foi algemada e detida por agentes da Polícia do Capitólio, em Washington, por bloquear o trânsito em frente ao Supremo Tribunal, tendo acontecido o mesmo a outras congressistas democratas: Nydia Velazquez, Carolyn Maloney, Jackie Speier e Bonnie Watson Coleman. Na sexta-feira passada, a Câmara dos Representantes dos EUA, controlada pelos Democratas, aprovou dois projetos de lei para proteger o acesso ao aborto no país, mas ambos têm poucas chances de serem viabilizados no Senado, onde o partido do Presidente Joe Biden detém minoria.

Para ler depois
Aborto proibido nos EUA e pílula só pode ser adquirida com receita médica
Proibir o aborto não é a única falha no planeamento familiar e nos direitos da Mulher dos EUA. Que queira tomar a pílula necessita de receita médica e muitas recorrem ao México (… continue a ler aqui)

Um projeto de lei apoia o acesso à interrupção voluntária da gravidez, consagrando esse direito como lei federal, e o outro protege as viagens interestaduais para receber o aborto em locais onde este é permitido. No final de junho, uma maioria dos juízes do Supremo Tribunal derrubou as proteções legais a nível nacional, anulando o acórdão Roe v. Wade, que perdurava desde 1973. Ato contínuo, diversos estados controlados pelo Partido Republicano restringiram ou proibiram completamente a prática clínica desde a decisão da mais alta instância judicial dos EUA.

Impala Instagram


RELACIONADOS