IP3 com circulação restabelecida até ao próximo dia 20

A Infraestruturas de Portugal pretende restabelecer até dia 20 a circulação automóvel no Itinerário Principal (IP) 3, que está cortado no sentido Coimbra-Viseu, em Penacova.

IP3 com circulação restabelecida até ao próximo dia 20

A Infraestruturas de Portugal (IP) pretende restabelecer até ao dia 20 a circulação automóvel no Itinerário Principal (IP) 3, que está cortado no sentido Coimbra-Viseu, em Penacova, devido ao deslizamento de terras.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: O tempo para este sábado, 11 de janeiro

“Consciente das perturbações que esta situação implica, a IP tem em curso a implementação de uma solução que permite o restabelecimento da circulação automóvel nos dois sentidos, até ao dia 20 de janeiro, no âmbito da empreitada de requalificação do IP3 que se encontra em curso”, explica, em comunicado.

Trabalhos de requalificação do IP3 ainda decorrem

Segundo a IP, na sequência das intempéries de dezembro de 2019, no dia 21 “ocorreu o deslizamento de taludes no IP3, na zona do nó de Penacova, lado direito no sentido Viseu–Coimbra, local onde ainda decorrem os trabalhos da empreitada de requalificação do IP3, entre Penacova e a foz do Dão”.

Esse deslizamento de terras “obrigou ao corte de tráfego no troço entre o nó de Penacova e o nó da Espinheira”, tendo sido criados percursos alternativos para a circulação automóvel. “A IP iniciou de imediato os trabalhos de remoção de terras e, no final da manhã do dia 24 de dezembro, procedeu à reabertura da circulação no sentido Viseu–Coimbra”, acrescenta.

No entanto, o sentido Coimbra–Viseu mantém-se cortado, o que motivou a tomada de posição das comunidades intermunicipais de Viseu Dão Lafões e de Coimbra, na quinta-feira.

A IP refere que “compreende a perturbação criada com o deslize do talude, estando a desenvolver todos os esforços no sentido de repor as condições de circulação em segurança com a maior brevidade possível”. Na quinta-feira, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões exigiu o restabelecimento urgente da circulação no IP3.

“Reclama-se, com absoluto caráter de urgência, o restabelecimento da circulação integral no IP3, mobilizando-se, para o efeito, todos os meios necessários para que isso ocorra de imediato”, disse o presidente da CIM, Rogério Abrantes.

Para os autarcas dos 14 concelhos que integram a CIM Viseu Dão Lafões, é inadmissível que não se conheça “o calendário existente para o restabelecimento, integral, da circulação rodoviária”. Mais tarde, em comunicado, a CIM da Região de Coimbra anunciou que pediu uma reunião com “caráter de urgência” ao ministro das Infraestruturas, face à demora no restabelecimento da circulação do IP3.

LEIA MAIS
Parlamento britânico aprova legislação para formalizar Brexit a 31 de janeiro

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS