Ciclone Idai: Número de portugueses por localizar baixa de 30 para 7

O número de portugueses por localizar no centro de Moçambique depois do ciclone Idai baixou de 30 para sete, disse hoje à Lusa o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

“Ontem eram apenas sete pessoas portuguesas por contactar, não há mais nenhum registo” e admite-se que sejam portugueses que não têm meios de contacto permanente, como telemóveis, explicou. Aquele membro do Governo encontra-se na Beira desde segunda-feira e deverá permanecer na cidade mais afetada pelo ciclone até final da semana, em contacto com a comunidade de 2.500 portugueses e acompanhando as forças operacionais ali deslocadas, compostas por 110 elementos.

As forças militares e de proteção civil estão envolvidas em diversas atividades, entre as quais a distribuição de alimentos e purificação de água no distrito de Buzi, o mais alagado

Um hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Portugal, com equipamento e médicos, poderá vir a ser ativado para reforçar o contingente, acrescentou. As autoridades moçambicanas já contabilizaram quase 447 mortos devido aos ventos ciclónicos de 14 e 15 de março e às cheias dos dias seguintes, mas o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, admite que o número possa ultrapassar os mil. Há registo de cerca de 800.000 pessoas de alguma forma afetadas com o ciclone Idai.

LEIA MAIS

Previsão do tempo | ALERTA: Acentuado arrefecimento noturno e descida da máxima

Tragédia em Moçambique: O bebé que nasceu no meio da miséria e da devastação

 

Impala Instagram


RELACIONADOS