Chega propõe inquérito centrado na responsabilidade do Estado no acolhimento de refugiados

O Chega requereu hoje a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito para “averiguar da atuação do Estado português” no acolhimento de ucranianos e esclarecer o eventual envolvimento de associações pró-russas, objeto que ultrapassa o caso de Setúbal.

Chega propõe inquérito centrado na responsabilidade do Estado no acolhimento de refugiados

O Chega requereu hoje a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito para “averiguar da atuação do Estado português” no acolhimento de ucranianos e esclarecer o eventual envolvimento de associações pró-russas, objeto que ultrapassa o caso de Setúbal. Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o presidente do Chega anunciou que o partido entregou “um pedido de realização de uma comissão de inquérito parlamentar”.

Principal suspeito da morte de adepto do FC Porto ouvido hoje pela Polícia Judiciária
Renato Gonçalves, principal suspeito da morte de adepto do FC Porto, tem 19 anos, é empregado dos Super Dragões e lutador de UFC (… continue a ler aqui)

De acordo com a proposta enviada à Lusa pela assessoria do partido, o objeto desta comissão é “averiguar da atuação do Estado português no acolhimento e integração dos cidadãos ucranianos que procuram refúgio em Portugal, com vista a esclarecer quais as responsabilidades das entidades públicas que escolheram desenvolver tais atividades em parceria com associações de cidadãos russos, e quais as eventuais consequências para a imagem e credibilidade internacionais do nosso país”.

O Chega propõe que esta comissão parlamentar de inquérito funcione “pelo prazo de 120 dias”, quatro meses.

Aos jornalistas, André Ventura disse que o Chega “tem estado a recolher elementos sobre as várias suspeitas que têm sido lançadas em relação a algumas associações e à sua ligação ao Kremlin e ao Moscovo” e nesse âmbito encontrou-se hoje com a Associação de Ucranianos em Portugal.

Os inquéritos parlamentares são criados “mediante deliberação expressa do plenário tomada até ao 15.º dia posterior à publicação do respetivo projeto no Diário da Assembleia da República ou à sua distribuição em folhas avulsas” ou por “requerimento de um quinto dos deputados em efetividade de funções”, ou seja, 46.

O Grupo Parlamentar do Chega é constituído por 12 deputados, pelo que precisaria de deputados de outras bancadas para aprovar a constituição desta comissão parlamentar de inquérito. No entanto, os plenários estão suspensos devido à discussão do Orçamento do Estado na especialidade.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS