Chega avisa que processo da eutanásia vai “gerar nova lei inconstitucional”

O líder do Chega criticou hoje a forma “apressada e atabalhoada” como está a decorrer o processo parlamentar da eutanásia, defendendo o veto político de uma lei que considera quase impossível que “não venha a ser declarada inconstitucional”.

Chega avisa que processo da eutanásia vai

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concedeu ontem (1) a audiência pedida por André Ventura a propósito do processo da eutanásia e o líder do Chega referiu aos jornalistas no fim do encontro que o objetivo foi “dar nota à Presidência da República da forma como está a decorrer o processo parlamentar”. “A forma apressada, atabalhoada, às vezes de atropelo dos direitos dos partidos, para que ela [Presidência da República] esteja consciente de que este é o processo que está a decorrer neste momento e os prováveis ‘timings’ que este processo vai ter”, indicou. O presidente do Chega afirmou que “a redação final da lei apresentada pelo PS continua com gritantes falhas de concretização, regulamentação e portanto se revelam gritantemente inconstitucionais”.

Três mortos em incêndio em habitação em Sabrosa, Vila Real
Fogo na habitação situada no centro da localidade fez três vítimas mortais, duas do sexo feminino e uma do masculino. Duas pessoas conseguiram sair a tempo de casa (… continue a ler aqui)

Alertando para um “quase inevitável chumbo do Tribunal Constitucional”, Ventura referiu que a audiência foi pedida nesta altura “para não se confundir a informação com pressão”, até porque “a lei nem chegou sequer ao Palácio de Belém”. “Quisemos informar, dizer que estão a ser atropelados direitos políticos e partidários e dizer que este processo está a ser muito mal conduzido e que com toda a certeza vai gerar uma nova lei inconstitucional numa matéria tão importante como é a da morte medicamente assistida”, referiu. Para o líder do Chega, “deve haver um veto político” por parte do Presidente da República. “É quase impossível que esta lei, assim como está agora, não venha a ser declarada inconstitucional e é importante que o PR tenha conhecimento disto”, enfatizou. O anúncio deste pedido de audiência tinha sido feito na quarta-feira, depois de a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias ter adiado mais uma vez a discussão e votação na especialidade do diploma sobre a morte medicamente assistida.

Ventura referiu que a audiência foi pedida nesta altura “para não se confundir a informação com pressão”

O adiamento foi pedido pelo Chega, na sequência de ter sido distribuída na noite anterior uma nova versão do texto de substituição acordado pelos partidos que apresentaram propostas. Depois de o líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, ter reagido logo após a decisão da comissão, André Ventura voltou a falar aos jornalistas para afirmar que o texto “não melhorou, piorou” e justificou que o seu partido solicitou o adiamento da discussão e votação do diploma sobre a eutanásia porque “não houve tempo de analisar devidamente”. Na anterior legislatura, a despenalização em certas condições da morte medicamente assistida, alterando o Código Penal, reuniu maioria alargada no parlamento, mas foi alvo de dois vetos do Presidente da República: uma primeira vez após o chumbo do Tribunal Constitucional, na sequência de um pedido de fiscalização de Marcelo Rebelo de Sousa, e na segunda vez o Presidente rejeitou o diploma através de um veto político.

Impala Instagram


RELACIONADOS