CGTP quer aumentos salariais de 90 euros para 2022

CGTP vai reivindicar aumentos salariais de 90 euros para todos trabalhadores em 2022 e a fixação do salário mínimo nacional nos 850, segundo a proposta de política de rendimentos aprovada.

CGTP quer aumentos salariais de 90 euros para 2022

CGTP vai reivindicar aumentos salariais de 90 euros para todos trabalhadores em 2022 e a fixação do salário mínimo nacional nos 850, segundo a proposta de política de rendimentos aprovada. Esta proposta de política de rendimentos para 2022 foi aprovada pelo Conselho Nacional da central, e irá servir de orientação aos sindicatos da CGTP na contratação coletiva.

Governo quer 750 euros mensais até 2023

O documento define todas as reivindicações pelas quais a Intersindical e os seus sindicatos se vão bater, nomeadamente a valorização dos salários e das carreiras, o combate à precariedade, o respeito pelos direitos laborais e a redução dos horários de trabalho. No caderno reivindicativo aprovado há um ano, a CGTP também reivindicava para 2021 aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo de 850 euros.

Jerónimo de Sousa critica PS

Também Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, concorda que “é preciso aumentar o salário mínimo nacional para 850 euros” e ao mesmo tempo é “preciso valorizar as profissões e as carreiras”, aumentando as restantes remunerações. O líder do PCP aproveitou para, à margem do discurso escrito, criticar o secretário-geral do PS, António Costa, por não ter dado atenção ao problema dos baixos salários no Congresso dos socialistas em Portimão.

“Hoje, o secretário-geral do PS puxou bem a brasa à sua sardinha, mas não teve uma palavra para o aumento dos salários” dos trabalhadores, criticou Jerónimo de Sousa, considerando que “não pode continuar a situação de trabalhadores especializados, com elevadas responsabilidades, como por exemplo os motoristas, que recebem pouco acima do salário mínimo.

“Não pode continuar a situação de trabalhadores com uma experiência profissional de 20 ou 30 anos cujos salários estão equiparados ao salário mínimo e cuja carreira e empenho profissional ao longo de décadas é mandada para o caixote do lixo. Não pode continuar a situação de trabalhadores jovens com elevadas qualificações e que recebem salários baixos. Não pode continuar a situação de trabalhadores que tendo o salário mínimo ou pouco mais não têm possibilidade de ter um mínimo de condições de vida”, disse.

Impala Instagram


RELACIONADOS