Centeno não prejudicará Novo Banco por debate parlamentar «sem sentido»

O ministro das Finanças avisou hoje que não irá deixar que uma instituição bancária de portas abertas como o Novo Banco seja prejudicada por «um debate parlamentar sem qualquer sentido», deixando sem resposta perguntas sobre se está demissionário.

Centeno não prejudicará Novo Banco por debate parlamentar «sem sentido»

Foi apenas na reta final do debate na Assembleia da República dos Programa de Estabilidade e Nacional de reformas que Mário Centeno foi diretamente questionado sobre a recente injeção de dinheiro público de 850 milhões de euros no Novo Banco. «Não permitirei enquanto ministro das Finanças que uma instituição bancária com as portas abertas possa ser prejudicada por um debate parlamentar sem qualquer sentido», disse, acrescentando que não se pode confundir o que foi a resolução do BES com a instituição Novo Banco.

LEIA DEPOIS
Estátua de menino Jesus chora lágrimas de sangue em Acapulco [vídeo]

Centeno garante que «não houve nenhuma injeção de capital no Novo Banco sem auditorias»

Depois de ser desafiado pelo deputado do PSD Álvaro Almeida a dizer se era «um ministro de faz-de-conta» e qual seria «o preço a pagar» pela reafirmação da confiança política do primeiro-ministro, Centeno respondeu no mesmo tom. «Para fazer esse desempenho de faz-de-conta espero que tenha pagado um preço baixo para estar nessa bancada. Se não, foi enganado», disse, levando Álvaro Almeida a pedir a defesa da honra. O ministro das Finanças reiterou ainda que «não houve nenhuma injeção de capital no Novo Banco sem auditorias». «Podemos, e devemos, tomar decisões com o máximo de informação disponível. Mas não há ausência de controlo», assegurou.

LEIA AGORA
Vírus está a infectar e a matar um em cada dez cães na Austrália

Impala Instagram


RELACIONADOS