Casa Branca defende “encerramento controlado” de Zaporijia para evitar desastre

Os Estados Unidos propuseram hoje um “encerramento controlado” dos reatores da central nuclear de Zaporijia, localizada no sul da Ucrânia e controlada pelas forças russas, defendendo que é a melhor forma de evitar um acidente grave.

Casa Branca defende

“Continuamos a acreditar que o encerramento controlado dos reatores seria a opção mais segura e menos perigosa a curto prazo”, destacou John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA. Os norte-americanos realçaram que a Rússia “militarizou” a maior instalação nuclear da Europa, no dia da partida de uma missão de 14 peritos da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) para a central de Zaporijia. Kirby aplaudiu também o início da missão internacional, destacada para monitorizar a situação da central nuclear ‘in situ’.

Esta central foi tomada pelas forças russas cerca de duas semanas depois do início da ofensiva militar de Moscovo contra o país vizinho, em 24 de fevereiro. Desde então, Ucrânia e Rússia têm trocado acusações sobre ataques realizados contra Zaporijia. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano também avaliou a evolução da frente militar, destacando que as forças ucranianas têm uma “boa oportunidade” de recuperar terreno. No início do dia, o Exército ucraniano garantiu que lançou uma ofensiva em diversas frentes no sul do país e que conseguiu romper uma primeira linha de defesa das tropas russas na região de Kherson.

Por outro lado, o Ministério da Defesa russo disse hoje que repeliu “tentativas de ofensivas” ucranianas em Kherson e Mykolaiv, no sul da Ucrânia, acrescentando que impôs “perdas pesadas”. Embora por agora não seja completamente claro o alcance concreto das operações ucranianas, a Casa Branca adiantou que a Rússia já teve que transferir recursos do leste da Ucrânia para o sul, por temer perder parte do que conquistou nos últimos meses. “Do ponto de vista estratégico, [a ofensiva ucraniana] já teve efeito sobre as capacidades militares russas dentro da Ucrânia”, sublinhou.

Impala Instagram


RELACIONADOS