CAP e sindicato acordam tabela salarial para agricultura com mínimo de 705 euros

A Confederação dos Agricultores de Portugal e o sindicato da agricultura chegaram a acordo sobre a tabela salarial do setor para 2022, que prevê um mínimo de 705 euros no continente.

CAP e sindicato acordam tabela salarial para agricultura com mínimo de 705 euros

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e o sindicato da agricultura chegaram hoje a acordo sobre a tabela salarial do setor para 2022, que prevê um mínimo de 705 euros para os trabalhadores do continente. “Após negociações prolongadas, a CAP chegou hoje a acordo com o SETAAB — Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, Floresta, Pesca, Turismo, Indústria Alimentar, Bebidas e Afins, para atualização do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) publicado em 2021”, lê-se numa nota publicada no ‘site’ da confederação.

Para ler depois
Número de mulheres que realizou mamografia aumentou este ano
O número de mulheres que realizaram mamografia aumentou nos dois primeiros meses do ano, ao contrário do que aconteceu no caso do rastreio do cancro do colo do útero, segundo dados hoje divulgados na Convenção Nacional da Saúde (… continue a ler aqui)

Através desta atualização, o salário mínimo no continente é fixado em 705 euros. Este valor é atribuído às categorias de estagiário, ajudante de armazém, jardineiro, trabalhador de limpeza, avícola ou agrícola e calibrador de ovos. Por sua vez, motoristas, vendedores, operadores de armazém, telefonistas e rececionistas deste setor passam a ter uma remuneração mínima mensal de 715 euros.

Seguem-se as categorias de adegueiro, encarregado de armazém, operador agrícola, florestal, pecuário, apícola, de rega, jardinagem e espaços verdes ou de máquinas agrícolas, motosserrista, assistente administrativo, tratador/desbastador de equinos, tratador de animais em cativeiro, aplicador de produtos fitofarmacêuticos e de adubos e pastor, com 760 euros. A tabela estipula ainda que os técnicos de produção agropecuária, de máquinas florestais, vitivinícola, de recursos florestais e ambientais, de jardinagem e espaços verdes, gestão equina, qualidade, administrativo ou de manutenção e encarregados de exploração recebem uma remuneração mínima mensal de 808 euros. Os técnicos superiores, por seu turno, auferem 836 euros.

Neste setor, o vencimento por hora com proporcionais (férias e subsídio de férias e de Natal), nas categorias nível três, quatro e cinco, é agora de 6,50 euros, 5,80 euros e 5,37 euros, respetivamente. O vencimento diário com proporcionais é de 42,96 euros (nível cinco), 46,40 euros (nível quatro) ou 52 euros (nível três). Segundo o documento, o subsídio de refeição foi atualizado para 4,60 euros por dia e as diuturnidades mantém-se em 9,25 euros. Estes valores terão aplicação desde 1 de março.

Impala Instagram


RELACIONADOS