Brexit | Parlamento britânico vai poder escolher entre sair sem acordo ou adiar por período curto

O parlamento britânico poderá escolher entre sair da União Europeia (UE) ou pedir um adiamento da data do ‘Brexit’ se o acordo que o Governo apresentar nas próximas semanas for rejeitado, prometeu hoje a primeira-ministra britânica.

Brexit | Parlamento britânico vai poder escolher entre sair sem acordo ou adiar por período curto

A primeira-ministra britânica. Theresa May, anunciou que o parlamento britânico vai poder escolher entre sair da União Europeia ou pedir um adiamento do prazo da data do ‘Brexit’, caso o acordo que o Governo apresentar nas próximas semanas seja rejeitado.

Esta foi a primeira vez que May colocou a hipótese de pedir um prolongamento do prazo para o Reino Unido sair da União Europeia. «Quero ser muito clara: não desejo ver um adiamento do prazo», disse esta terça-feira em Westminster. A primeira-ministra tem estado, nos últimos tempo, debaixo de uma grande pressão, quer dos parceiros da União Europeia, quer dos membros da Câmara dos Comuns que se opõem a um ‘Brexit’ sem acordo.

«O objetivo será alcançar um acordo e sair da União Europeia na data prevista»

O foco de Theresa May continua a ser «alcançar um acordo e sair da União Europeia na data prevista». As probabilidades de isso acontecer é grande e as únicas alternativas para o evitar são a revogação do artigo 50 ou a aprovação de um acordo.

A primeira-ministra acredita na segunda hipótese e as medidas que apresentou só serão impostas se os deputados rejeitarem novamente o acordo de saída, a 12 de março. Se este acordo for aceite, no dia seguinte, o Governo pedirá ao Parlamento para votar a possibilidade de uma saída sem acordo. Se isso não acontecer, os deputados irão a votos para solicitar à UE o prolongamento das negociações por um curto período de tempo.

LEIA MAIS
Shakira acusada de 6 crimes de fraude fiscal
Previsão do tempo para quarta-feira

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS