Brasil envia avião com ajuda humanitária para Moçambique

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, anunciou hoje o envio, nas próximas 48 horas, de um avião com ajuda humanitária para Moçambique, país afetado pela passagem do ciclone Idai.

Brasil envia avião com ajuda humanitária para Moçambique

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, anunciou esta quarta-feira o envio, nas próximas 48 horas, de um avião com ajuda humanitária para Moçambique, país afetado pela passagem do ciclone Idai. O anúncio foi feito durante uma audição parlamentar a Ernesto Araújo na câmara baixa do Congresso, com o chefe da Diplomacia brasileira a garantir que o país já está a mobilizar ajuda para Moçambique.

«Já mobilizamos 100 mil euros em favor de Moçambique. Nas próximas 48 horas estamos enviando um avião com ajuda humanitária, basicamente assistência médica e uma equipa de bombeiros para contribuir com o trabalho que está sendo realizado em Moçambique», disse o ministro.

«Veremos o que mais podemos fazer, inclusive explorando a possibilidade de cooperação triangular, ou seja, sabemos que carecemos de recursos, mas temos a capacidade operacional para fazer ações. Podemos mobilizar outros países, por exemplo, os Estados Unidos, para oferecer mais ajuda a Moçambique», acrescentou.

Ciclone Idai afetou 2,9 milhões de pessoas

A passagem do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabué e no Maláui fez pelo menos 786 mortos e afetou 2,9 milhões de pessoas nos três países, segundo dados das agências das Nações Unidas.

Moçambique foi o país mais afetado, com 468 mortos e 1.522 feridos já contabilizados pelas autoridades moçambicanas, que dão ainda conta de mais de 127 mil pessoas a viverem em 154 centros de acolhimento, sobretudo na região da Beira, a mais atingida.

As autoridades moçambicanas adiantaram que o ciclone afetou cerca de 800 mil pessoas no país, mas as Nações Unidas estimam que 1,8 milhões precisam de assistência humanitária urgente.  Segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades de Moçambique, o Idai atingiu a Beira no dia 14 de março com chuva forte e rajadas de vento de 180 a 220 quilómetros por hora.

No Zimbabué, as vítimas mortais registadas são 259, há 186 feridos contabilizados e 4.500 deslocados, num total de 270 mil pessoas atingidas pelos efeitos do Idai. No Maláui, o balanço mantém-se inalterado, nos 59 mortos, além de 672 feridos, 86 mil deslocados, e 868.900 pessoas afetadas.

LEIA MAIS

Pilotos acusam TAP de os usar como «bode expiatório» para justificar prejuízos

Previsão do tempo | Temperaturas máximas podem chegar até aos 26 graus

 

Impala Instagram


RELACIONADOS