Boris Johnson: Chefes de Governo escocês e galês defendem a sua demissão

Chefes dos governos autónomos escocês e galês apelaram à demissão do primeiro-ministro britânico, na sequência de decisão do Supremo Tribunal declarar “ilegal” suspensão do parlamento.

Boris Johnson: Chefes de Governo escocês e galês defendem a sua demissão

Os chefes dos governos autónomos escocês e galês apelaram hoje à demissão do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na sequência de decisão do Supremo Tribunal declarar “ilegal” a suspensão do parlamento. A primeira-ministra escocesa, e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, considerou que a prioridade do parlamento deve ser bloquear um ‘Brexit’ sem acordo, fazendo respeitar a lei que impõe um novo adiamento da data de saída, a 31 de outubro, por três meses, ate 31 de janeiro.

LEIA DEPOIS
Mulher agredida em tentativa de assalto

Prioridade do parlamento deve ser bloquear um ‘Brexit’ sem acordo

“Em segundo lugar, se Boris Johnson não fizer a coisa decente e honrada, penso que o parlamento tem o dever de se unir para forçá-lo a sair o cargo através de uma moção de censura”, acrescentou, em declarações à BBC. Também o primeiro-ministro galês, líder do Partido Trabalhista naquela província britânica, Mark Drakeford, considerou a decisão unânime dos 11 juízes como “a última gota”, em declarações comunicadas através da rede social Twitter.

Na sua opinião, “qualquer primeiro ministro normal – como uma questão de honra – apresentaria a sua demissão após um veredicto tão unânime do mais alto tribunal do Reino Unido”. O Supremo Tribunal britânico decidiu hoje que a suspensão do Parlamento decidida pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, até duas semanas antes do prazo para o Reino Unido sair da União Europeia (‘Brexit’) foi “ilegal”.

Boris Johnson indicou que vai pedir uma nova suspensão, mais curta

Na leitura da decisão, a juíza, Brenda Hale, disse que “a decisão de aconselhar Sua Majestade a suspender o parlamento foi ilegal porque teve o efeito de frustrar ou impedir a capacidade do Parlamento de desempenhar as suas funções constitucionais sem uma justificação razoável”.

Em declarações em Nova Iorque, onde se encontra para participar na Assembleia das Nações Unidas, o primeiro-ministro, Boris Johnson, indicou que vai pedir uma nova suspensão, mais curta, para iniciar uma nova sessão legislativa e permitir um Discurso da Rainha, quando é apresentado o programa político do governo para os próximos meses. Boris Johnson também discordou que a lei determina que tenha de pedir um novo adiamento da data de saída.

Parlamento britânico retoma trabalhos amanhã às 11:30

“Atualmente, a lei determina que o Reino Unido sai da UE a 31 de outubro, aconteça o que acontecer. Mas o interessante e empolgante para nós agora é conseguir um bom acordo”, disse. Antes da suspensão, o Parlamento aprovou uma lei exigindo que o governo peça formalmente uma extensão se não for alcançado um acordo até 19 de outubro, mas o primeiro-ministro insistiu que não pretende fazê-lo e que pretende implementar a saída britânica da União Europeia (UE) no prazo de 31 de outubro.

O presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, anunciou hoje que o parlamento britânico vai retomar os trabalhos amanhã às 11:30 horas, sem o debate semanal com o primeiro-ministro britânico mas com a possibilidade de “perguntas urgentes, declarações de ministros e pedidos de debates de emergência”.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta quarta-feira, 25 de setembro
Três dirigentes da Volkswagen acusados de reterem informação sobre o caso diesel

 

Impala Instagram


RELACIONADOS