Bombeiros evitaram que chamas chegassem a habitações de Baião

O presidente da Câmara de Baião, no distrito do Porto, disse que os dois incêndios que lavravam, ao final da tarde, em Ancede, se juntaram, mas os bombeiros evitaram que as chamas atingissem habitações.

Bombeiros evitaram que chamas chegassem a habitações de Baião

Segundo o autarca de Baião, é aguardado no local um reforço de 50 operacionais e 14 viaturas, juntando-se aos 42 bombeiros, 11 viaturas e uma máquina de rasto, atualmente no terreno.

Para ler depois
Incêndio que deflagrou em Oliveira de Azeméis está dominado
O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Oliveira de Azeméis e alastrou aos concelhos de Estarreja e Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, está dominado, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro (… continue a ler aqui)

Aquele incêndio, disse, evoluiu em duas frentes, em zona e mato, nos lugares de Cimo de Vila e Sequeiros. Nos últimos dias, disse, têm-se verificado várias ignições em Ancede. Quanto ao grande incêndio que lavra desde a madrugada no Marão, nos concelhos de Baião, onde começou, e no município vizinho de Amarante, Paulo Pereira referiu que se mantêm as três frentes, mas as maiores dificuldades, às 21h15, encontravam-se no lado de Baião, em Mafómedes, devido aos declives do relevo.

Ao final da tarde, por prevenção, naquela zona, oito idosos tiveram de ser retirados das suas casas, no lugar de Sacões, freguesia de Teixeira, mas já puderam regressar às suas habitações. A frente de Amarante, acrescentou, está mais controlada, contando com um elevado efetivo no combate. A proteção civil de Amarante informou que às 20h30, naquele concelho, o combate decorria na freguesia de Carneiro, em terrenos com mato, mas longe de zonas habitadas.

Ao longo do dia, um meio aéreo esteve envolvido no combate e os ventos foram alternando de direção, dificultando as operações, acrescentou. Às 21h15 estavam mobilizados 113 bombeiros e 37 viaturas, de várias corporações do Norte do país.

Impala Instagram


RELACIONADOS