Bielorrússia diz-se disponível para enviar leite infantil para os EUA

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, alvo de sanções norte-americanas, disse hoje estar disponível para enviar leite infantil para os Estados Unidos da América (EUA), que estão com escassez de leite em pó para bebés há meses.

Bielorrússia diz-se disponível para enviar leite infantil para os EUA

“Estamos prontos para ajudar os americanos e enviar-lhes alimentos infantis. Se quiserem, podemos fazê-lo [envio de leite infantil em escassez nos Estados Unidos da América] já amanhã”, afirmou, citado pela agência de notícias estatal bielorrussa Belta. O regime autoritário de Lukashenko, que governa a Bielorrússia desde 1994, é alvo de sanções dos EUA há anos.

Para ler depois
UE sanciona Bielorrússia e formaliza 6.º pacote de sanções à Rússia
O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje impor novas sanções à Bielorrússia e formalizou o sexto pacote sancionatório a Moscovo, no âmbito da invasão da Ucrânia pela Rússia, há 100 dias (… continue a ler aqui)

Em março passado, Washington anunciou novas sanções económicas à Bielorrússia por causa da corrupção e de atentados aos Direitos Humanos. A Bielorrússia é também um dos aliados da Rússia e da ofensiva russa à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, sendo mesmo uma das bases dos militares do Kremlin.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, reconheceu na quarta-feira a pressão sobre as famílias devido à escassez nacional de leite em pó para bebés e anunciou novas remessas do produto a partir da Europa. Na final de maio, Joe Biden autorizou o Departamento de Defesa a utilizar os contratos que tem com as companhias aéreas comerciais para importar leite em pó de qualquer parte do mundo, no que a Casa Branca chamou de “Operação Fly Formula”.

Além do incremento das importações, a Casa Branca acionou uma lei, conhecida como Lei de Produção de Defesa, para acelerar a produção doméstica. Trata-se de uma legislação que remonta à época da Guerra Fria e que exige aos fabricantes e fornecedores prioridade a determinados pedidos para aliviar falhas de produção. A falta do produto no mercado já é considerada sem precedentes nos EUA e deve-se a problemas de abastecimento global causados pela pandemia de covid-19 e a dificuldades da fábrica em Sturgis, Michigan, da Abbot, principal fabricante de fórmula infantil no território norte-americano.

Impala Instagram


RELACIONADOS