Biden prescinde da “emergência nacional” declarada por Trump

O Presidente dos EUA Joe Biden anulou a declaração de “emergência nacional” na fronteira com o México e justificada pelo seu antecessor Donald Trump pelos milhões de dólares adstritos a despesas militares para a construção do muro fronteiriço.

Biden prescinde da

Em carta enviada à presidente da Câmara dos representantes, Nancy Pelosi, e hoje divulgada pela Casa Branca, Biden informa ter decidido que a decisão de Trump e relacionada com a fronteira sul do país, alegando uma crise migratória e de segurança, “não teve méritos”.

A construção de um muro ao longo dos 3.200 quilómetros da fronteira dos Estados Unidos com o México foi uma das principais promessas de Trump na sua campanha presidencial de 2016, mas o Congresso recusou disponibilizar o financiamento solicitado.

Na sua carta, Biden também anunciou que a política do seu Governo implica “que não se desviem mais dólares dos contribuintes para a construção de um muro na fronteira” e disse ter ordenado uma “cuidadosa revisão de todos os recursos disponibilizados ou redirigidos para essa obra”.

O muro constituiu um dos vetores da política migratória de Trump e que incluiu a detenção de centenas de milhares de migrantes indocumentados, restrições na concessão de asilo a pessoas em fuga da violência ou perseguições nos seus países, e o envio para o México e América central de dezenas de milhares de requerentes de asilo.

No seu primeiro dia em funções, Biden suspendeu a construção do muro fronteiriço com o México, levantou o veto à chegada de migrantes de países de maioria muçulmana e blindou o programa DACA, que protege da deportação 650.000 jovens indocumentados nos EUA que acompanharam os seus pais quando eram crianças, e conhecidos como ‘dreamers’ (sonhadores).

Biden também suspendeu as novas inscrições no programa Protocolos de Proteção a Migrantes, também designado “Stay in Mexico”, e que terá implicado a devolução ao México de 68.700 pessoas requerentes de asilo.

No entanto, na quarta-feira, os EUA avisaram os migrantes indocumentados que tencionem entrar no seu território que “este não é o momento” para o fazerem, adiantando que a maioria “vai ser rechaçada”.

“Agora não é o momento para virem e a grande maioria vai ser rechaçada”, afirmou na ocasião Jen Psaki, a porta-voz da Casa Branca durante a sua conferência de imprensa diária.

Em 15 de fevereiro de 2019 Trump declarou uma situação de emergência nacional da fronteira sul e ordenou que fossem disponibilizados 2,5 mil milhões de dólares (1,65 mil milhões de euros) que o Congresso tinha aprovado para o Departamento de Defesa, e com o objetivo de prosseguir as obras iniciadas.

No final do mandato de Trump, em 20 de janeiro passado, tinham sido construídas barreiras em cerca de 700 quilómetros da fronteira.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS