Biden oferece ajuda a Kiev no valor de 3 mil milhões de euros

O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou hoje um pacote de ajuda de “longo prazo” à Ucrânia, no valor de 2,98 mil milhões de dólares (três mil milhões de euros), contemplando nomeadamente sistemas de defesa aérea e de artilharia.

Biden oferece ajuda a Kiev no valor de 3 mil milhões de euros

Num comunicado divulgado no dia em que a Ucrânia comemora a sua declaração de independência da União Soviética em 1991, coincidindo com os seis meses de invasão russa, Biden disse que a ajuda permitirá que a Ucrânia adquira sistemas de defesa aérea, sistemas de artilharia e munições, ‘drones’ (aeronaves não tripuladas) e outros equipamentos “para garantir que possa continuar a defender-se a longo prazo”.

Até ao momento, os Estados Unidos forneceram cerca de 10,6 mil milhões de dólares (cerca de 10,7 mil milhões de euros, ao câmbio atual) em ajuda militar à Ucrânia desde o início do Governo Biden, incluindo 19 pacotes de armas retirados diretamente dos ‘stocks’ do Departamento de Defesa desde agosto de 2021.

Ao contrário da maioria dos pacotes anteriores, o novo financiamento visa em grande parte ajudar a Ucrânia a garantir a sua postura de defesa de médio a longo prazo, conforme já haviam anunciado na terça-feira responsáveis governamentais norte-americanos sob condição de anonimato e citados pelas agências internacionais. As remessas anteriores, a maioria delas feitas ao abrigo da autoridade presidencial, concentraram-se nas necessidades mais imediatas da Ucrânia de armas e munições e envolveram material que o Pentágono (Departamento de Defesa) já possui em ‘stock’ e pode ser disponibilizado rapidamente.

Impala Instagram


RELACIONADOS