Autoridades russas dizem que Navalny recebe assistência médica necessária

As autoridades russas asseguraram hoje que o opositor Alexei Navalny recebe toda a atenção médica necessária, após o opositor ter anunciado uma greve de fome na prisão justificada por um agravamento do seu estado de saúde.

Autoridades russas dizem que Navalny recebe assistência médica necessária

As autoridades russas asseguraram hoje que o opositor Alexei Navalny recebe toda a atenção médica necessária, após o opositor ter anunciado uma greve de fome na prisão justificada por um agravamento do seu estado de saúde.

“Ao condenado A. Navalny está a ser proporcionada toda a assistência médica necessária de acordo com as atuais indicações médicas”, assinalou em comunicado o Serviço Federal Penitenciário da região de Vladimir, onde o opositor se encontra detido.

“Exijo que me permitam ver um médico. Enquanto isso não acontecer, declaro-me em greve de fome”, escreveu hoje Navalny numa carta dirigida ao diretor do centro penitenciário.

O líder da oposição e acérrimo crítico do Kremlin, que cumpre dois anos e meio de prisão por um antigo processo penal relacionado com corrupção, queixa-se de dores nas costas e nas duas pernas, e disse que não permitem que seja analisado pelo seu médico de confiança.

Navanly, que deu entrada nesta prisão no passado dia 11, designou o local onde cumpre a pena conhecido pela dureza do seu regime de “campo de concentração”, e denunciou que apenas recebe dois comprimidos de ibuprofeno para aliviar as dores.

O opositor também indicou ser vítima de “tortura por privação do sono”, assegurando que é acordado “oito vezes por noite” durante o período de controlo efetuado pelos guardas prisionais.

O Serviço Penitenciário insistiu hoje que o estado de saúde de Navalny “é avaliado como estável e satisfatório, segundo o resultado dos exames” e assegurou que os seus funcionários “cumprem estritamente o direito de todos os condenados a um sono de oito horas. De noite, em conformidade com a lei, os agentes deslocam-se aos barracões e controlam visualmente a presença dos condenados nas suas camas”.

Na semana passada, o círculo mais próximo de Navalny disse recear pela sua saúde em detenção, com o opositor a queixar-se de fortes dores nas costas e na perna direita.

Os advogados de Navalny também referiram que por diversas vezes se deslocaram à prisão, mas sem conseguir contactar com o seu cliente, com as autoridades a responderem hoje que aplicam às visitas os requisitos do Código Executivo Penal da Federação da Rússia.

O líder opositor também referiu que já regista dez repreensões por suposto mau comportamento, incluindo infrações como levantar-se dez minutos antes do estipulado, negar-se a fazer ginástica ou escutar uma videoconferência, ou participar numa reunião de camisa.

“Ao aplicar as penas ao condenado, tem-se em consideração as circunstâncias da violação, a identidade do condenado e o seu anterior comportamento. Devido a reiteradas violações relacionadas com o desempenho das funções, por violação das normas de vestuário e o incumprimento da rotina diária, a comissão da instituição impôs reprimendas a A. Navalny”, indicou o Serviço Penitenciário.

“As medidas de castigo, e o procedimento para a sua aplicação aos condenados no período de encarceramento, definem-se pela legislação vigente e aplicam-se a todos os condenados sem exceção”, adiantou.

Na segunda-feira, Navalny afirmou na rede social Instagram ter recebido diversas advertências desde o seu encarceramento, e que poderão implicar um possível envio para uma célula disciplinar.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS