Ataques russos na cidade ocidental ucraniana de Lviv

Ataques russos terão hoje atingido a cidade ucraniana de Lviv pouco antes das 20:30 locais (18:30 em Lisboa). Pelo menos quatro explosões diferentes foram ouvidas no centro da cidade.

Ataques russos na cidade ocidental ucraniana de Lviv

Ataques russos terão hoje atingido a cidade ucraniana de Lviv (oeste) pouco antes das 20:30 locais (18:30, em Lisboa), de acordo com a agência de notícias AP. Pelo menos quatro explosões diferentes foram ouvidas no centro da cidade, próxima da fronteira com a Polónia. Não ficou claro qual era o alvo das forças russas, segundo a AP. O presidente da Câmara Municipal de Lviv, Andriy Sadovyi, escreveu num serviço de mensagens que os habitantes deveriam abrigar-se e que os comboios não estão a circular. Depois das explosões, os alarmes das viaturas dispararam, as sirenes de emergência foram ouvidas e a luz falhou momentaneamente.

Para ler depois
ONU alerta para “retrocesso global” nos direitos reprodutivos
As Nações Unidas lamentaram hoje o “retrocesso global” que se vive em matéria de direitos das mulheres, incluindo direitos sexuais e reprodutivos, em fase de possível revogação do direito ao aborto nos Estados Unidos (… continue a ler aqui)

Sadovyi reconheceu noutra mensagem que os ataques afetaram o fornecimento de energia, sem adiantar mais pormenores. A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS