Ataque com drones a base aérea no Iémen causa 30 mortos

Um ataque com drones a uma base militar no sul do Iémen causou hoje a morte a pelo menos 30 soldados, segundo relatos de fontes oficiais militares e da área da saúde.

Ataque com drones a base aérea no Iémen causa 30 mortos

Um ataque com drones a uma base militar no sul do Iémen causou hoje a morte a pelo menos 30 soldados, segundo relatos de fontes oficiais militares e da área da saúde. De acordo com estas fontes, citadas pela Associated Press (AP) e EFE, foram registadas pelo menos três explosões na base aérea Al-Anad, na província de Lahk, no sul do país, que é controlada pelo governo reconhecido pela comunidade internacional.

Segundo os relatos, um míssil balístico atingiu a área de treinos da base aérea no momento em que dezenas de soldados efetuavam exercícios matinais. Além das trinta vítimas mortais, há ainda a registar mais de cinquenta feridos entre os soldados. Falando sob anonimato, oficiais culparam os houthis pelos ataques, mas o porta-voz militar dos rebeldes não confirmou nem negou a autoria do mesmo.

Esta base aérea foi alvo de um ataque semelhante em 2019 do qual resultou a morte de 36 milicianos leais à força separatista do Conselho de Transição do Sul que enfrentavam tanto os houthis como o governo. Porém, no final do ano passado, esta força chegou a acordo para formar o governo de coligação internacionalmente reconhecido.

O Iémen está envolvido numa guerra civil desde 2014, quando os houthis, apoiados pelo Irão, controlaram grande parte do norte do país e chegaram mesmo à capital, Sana, forçando então o governo internacionalmente reconhecido a exilar-se. Uma coligação de vários países, entre eles a Arábia Saudita, está a apoiar o Governo. A guerra já matou mais de 130 mil pessoas e provocou a pior crise humanitária do mundo. O Iémen tem um novo Governo de unidade desde meados de dezembro, que reúne frações rivais, tais como apoiantes do governo reconhecido pela comunidade internacional e separatistas do STC.

LEIA AINDA
Ataque com drone mata dois membros importantes do Estado Islâmico
Ataque com drone mata dois membros importantes do Estado Islâmico
O Pentágono anunciou hoje ter matado “dois elementos importantes” do grupo terrorista Estado Islâmico num ataque com um avião não tripulado no Afeganistão. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS