Aquaparque que sugou crianças para a morte vai reabrir em Lisboa

O antigo aquaparque de Lisboa, no Restelo, inicialmente previsto reabrir como parque infantil em março, deverá abrir em outubro, anunciou hoje a autarquia.

Aquaparque que sugou crianças para a morte vai reabrir em Lisboa

A 27 de julho de 1993, Cristina Caldas passava o dia no Aquaparque do Restelo com a família. Foi dada como desaparecida. Dois dias depois, situação idêntica. Frederico Mendonça também desaparece no aquaparque de Lisboa. As autoridades admitiram a hipótese de afogamento. A piscina Ribeirão foi esvaziada. Na noite de 29 para 30 de julho de 1993, os corpos de Cristina e de Frederico, ambos com nove anos de idade, eram encontrados. As crianças tinham sido sugadas por tubagens cujas entradas estavam desprovidas de rede de proteção.

LEIA DEPOIS
Fez mais de 300 cirurgias porque a mãe lhe disse que era feia

Aquaparque reabre 26 anos depois como parque infantil

O vereador do Ambiente e da Estrutura Verde, José Sá Fernandes (Cidadãos por Lisboa, eleito na lista do PS), avançou que «o aquaparque está neste momento quase pronto para ser aberto» como parque infantil, em outubro. O autarca, que respondia a uma questão do MPT na sessão plenária da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), adiantou que os «brinquedos já estão colocados» e defendeu que o equipamento será uma «mais-valia para a cidade e para a freguesia toda».

Obras custarão quase o dobro do anunciado há um ano

As obras terão um custo total de cerca de 1,3 milhões de euros, apesar de, em maio do ano passado, Sá Fernandes ter afirmado que o investimento total seria de 750 mil euros. Questionado pelo deputado municipal do MPT José Inácio Faria, acerca da diferença de valores, o autarca não prestou esclarecimentos. O parque infantil será dividido por quatro faixas etárias, com equipamentos adequados às diferentes idades, referiu o vereador do Ambiente em maio do ano passado. O equipamento irá estar dotado também de uma zona ajardinada, de uma cafetaria, «que depois será concessionada», e de casas de banho, ficando também apto para a realização de festas de aniversário.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 10 de julho
Fogo-posto para matar ex-namorada acaba em 12 anos de prisão [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS