Adesão de Timor-Leste na agenda da 42ª cimeira da ASEAN a decorrer na Indonésia

O roteiro para a adesão de Timor-Leste à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é um dos pontos fortes da 42ª cimeira da organização regional, cujos trabalhos começaram hoje no leste da Indonésia.

Adesão de Timor-Leste na agenda da 42ª cimeira da ASEAN a decorrer na Indonésia

Os trabalhos da cimeira, que decorrem em Labuan Bajo, na província indonésia de Nusa Tenggara Oriental (NTT, na sigla em indonésio), começaram oficialmente com a reunião de altos funcionários da ASEAN, sendo o ponto alto o encontro de chefes de Estado e de Governo.

Teuku Faizasyah, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indonésia, disse que o encontro servirá para analisar várias questões, incluindo as “prioridades da presidência indonésia da ASEAN em 2023”.

Além de funcionários dos ministérios dos Negócios Estrangeiros dos Estados-membros da ASEAN e ainda de Timor-Leste (que tem o estatuto de observador), a reunião de hoje contou com a presença de funcionários do secretariado da organização regional.

Em fevereiro, o Governo timorense deu a conhecer aos seus parceiros de desenvolvimento as áreas de apoio imediato de que o país necessita no quadro do processo de adesão à ASEAN, e que incluem fortalecimento do capital humano e a análise sobre os acordos que o país terá de adotar.

Paralelamente, serão necessários, a médio e longo prazo, apoios no desenvolvimento de infraestruturas para acolher encontros da ASEAN e o desenvolvimento de sistemas de tecnologias de informação e de cibersegurança, entre outros.

Crucial para o processo é o roteiro da adesão, que definirá um conjunto de metas a curto, médio e longo prazo, que Timor-Leste tem que cumprir para a formalização da adesão, e cujo documento deverá ser discutido esta semana.

Depois do otimismo inicial de que Timor-Leste poderia tornar-se membro de pleno direito ainda este ano, líderes no país admitem agora que esse processo pode ser mais demorado, sem que haja um calendário definido.

Em comunicado, a presidência da ASEAN, atualmente exercida pela Indonésia, explica que em cima da mesa estão aspetos como os esforços para “reforçar a resiliência económica da ASEAN”, algo que está em consonância com o lema geral “A ASEAN importa: Epicentro de Crescimento”.

Entre os temas na agenda, e além da questão do roteiro para a adesão de Timor-Leste, os participantes deverão analisar questões como o desenvolvimento sustentável da região e medidas para o desenvolvimento do uso de veículos elétricos (uma das prioridades da presidência indonésia).

A situação económica regional e global e as prioridades para o futuro próximo e debates sobre o enquadramento de um futuro acordo quadro sobre a economia digital são outros assuntos na agenda.

O Presidente indonésio, Joko Widodo, quer ainda aproveitar a reunião para discutir alguns dos aspetos mais bicudos da região, incluindo o conflito no Myanmar (ex-Birmânia) e a crescente tensão no Mar do Sul da China, segundo a Associated Press.

Desde o golpe de Estado no Myanmar, a ASEAN deixou de convidar os militares que lideram o país para participar nos encontros de mais alto nível da organização.

Em termos mais nacionais, Widodo quer ainda aproveitar a cimeira para promover esta região do país, que tem vindo a tornar-se um crescente destino turístico.

Apesar disso a elevada presença de delegações internacionais está a esticar ao limite a disponibilidade hoteleira da pequena cidade, onde alguns têm mesmo que dividir quartos e onde faltam transportes.

Além dos líderes de oito dos 10 Estados-membros da ASEAN, o encontro terá a presença do primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, antecipando-se a participação de mais de 2.500 delegados e jornalistas.

Hoje Joko Widodo deslocou-se aos vários espaços que vão ser utilizados para a cimeira, incluindo a zona do hotel onde decorreu um ensaio da receção aos líderes da ASEAN.

Mais de 2.600 agentes policiais e de outras forças de segurança vão ser destacados durante estes dias em Labuan Bajo, especialmente nas zonas onde decorrem todos os encontros e eventos oficiais.

 

ASP // JH

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS