Sismo de magnitude 2,2 sentido na ilha de São Jorge

Um sismo de magnitude 2,2 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha de São Jorge, Açores, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Sismo de magnitude 2,2 sentido na ilha de São Jorge

Em comunicado, o CIVISA indica que o sismo foi sentido às 14h35 (15h35 em Lisboa) com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Santo Amaro, concelho de Velas. Este novo abalo fez subir para 308 o número de sismos sentidos pela população desde o início da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, de acordo com um ponto de situação feito às 10h00 pelo IVAR – Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), na rede social Facebook.

De acordo com o mesmo balanço do IVAR, desde o início da crise foram registados aproximadamente 45.003 eventos de baixa magnitude e de origem tectónica na ilha de São Jorge. Nos abalos sentidos com intensidade III na Escala de Mercali Modificado (intensidade Fraca), o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve-se no ‘site’ do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

Em 08 de junho, o CIVISA baixou o nível de alerta na ilha de São Jorge de V4 (ameaça de erupção) para V3 (sistema ativo sem iminência de erupção). A ilha estava desde 23 de março, às 15h30 (mais uma hora em Lisboa), com o nível de alerta vulcânico V4 de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”, na sequência da crise sismovulcânica registada desde 19 de março. Não obstante a descida do alerta, o CIVISA alertou que “não se pode excluir a eventual ocorrência de sismos de magnitude mais elevada”. O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) desta crise ocorreu no dia 29 de março, às 21h56.

Impala Instagram


RELACIONADOS