O que deve fazer quando perde a carteira com os documentos

É sempre um pesadelo quando perdemos a carteira e os documentos. Saiba como proceder em caso de perda ou furto

O que deve fazer quando perde a carteira com os documentos

A perda, furto ou roubo de uma carteira com documentos implica uma reacção rápida. Assim que se aperceber que não tem a sua carteira consigo,  deve participar a situação às entidades policiais e guardar o respetivo comprovativo, informa a DECO. De seguida, deve informar imediatamente o Banco de Portugal, pois só assim ficará mais protegido de eventuais operações financeiras ilícitas –  caso alguém tenho roubado ou encontrado a sua carteira.

Esta comunicação é gratuita e deve ser feita pelo titular dos documentos ou por alguém que o represente. No entanto, atenção: só estão abrangidos os seguintes documentos: cartão do cidadão, bilhete de identidade, cartão de contribuinte, passaporte, autorização ou título de residência. Para tal, deve preencher o formulário que a entidade supervisora disponibiliza

Os cartões bancários ou cheques, não são incluídos nesta comunicação e neste caso deve contactar a respetiva entidade emissora com a maior brevidade possível. Pode também reportar a situação à SIBS, mas terá de indicar o número do seu cartão e o NIB ou número da conta associada.

LEIA MAIS

Tempo de chuva regressa este domingo, 23 de junho

Corpo de homem encontrado em praia na Figueira da Foz

 

Impala Instagram


RELACIONADOS