O que é a pancreatite aguda, doença que afastou Avicii dos palcos

Avicii morreu esta sexta-feira, dia 20. As causas da morte ainda não foram reveladas mas o DJ sofria de uma doença que o afastou dos palcos em 2016

O que é a pancreatite aguda, doença que afastou Avicii dos palcos

Avicii, sueco, autor de Wake me up ou Legends, nasceu com o nome de Tim Bergling. Morreu esta sexta-feira, dia 20, em Mascate, Omã, de causas ainda desconhecidas.

“É com profundo pesar que anunciamos a perda de Tim Berling, também conhecido como Avicii. Ele foi encontrado morto em Muscat, capital de Oman, sultanato no Médio Oriente, na tarde desta sexta-feira. A família está devastada e pedimos a todos para respeitar, por favor, a necessidade de privacidade deles nesta ocasião difícil. Não vai ser prestada mais nenhuma declaração”, podia ler-se em comunicado divulgado pela agente.

Em 2014, o DJ e produtor musical sueco removeu o apêndice e a vesícula biliar e sofria de pancreatite aguda, provocado pelo consumo excessivo de álcool. Em 2016, anunciou a retirada dos palcos. Justificou-a com problemas de saúde e desconforto com as pressões da exposição pública.

“Retirar-me foi algo que tive de fazer para benefício da minha saúde. Não era para mim. Não por causa dos concertos ou da música, mas pelas outras coisas que a rodeiam que nunca me foram muito naturais. Tudo o resto a que ser um artista obriga. Em geral sou uma pessoa mais introvertida, foi sempre muito difícil para mim. Acho que carreguei comigo demasiada energia negativa”, disse aos 26 anos, quando se decidiu afastar, à revista americana The Hollywood Reporter.

“Precisava de perceber o que fazer da minha vida. Tudo começou a rodar à volta do sucesso pelo sucesso. Já não conseguia extrair dali qualquer felicidade”, disse ainda à  Rolling Stone.

Segundo a revista Forbes, em 2014, Avicii era um dos DJs mais bem pagos do mundo, e só naquele ano já tinha ganho cerca de 28 milhões de dólares.

O que é a pancreatite aguda?

É uma doença caracterizada por uma inflamação do pâncreas, que ocorre quando as enzimas pancreáticos (normalmente utilizadas na digestão dos alimentos) são libertadas no interior do próprio pâncreas, iniciando o processo de digestão do órgão.

A lesão do pâncreas nesse processo pode permitir que as enzimas saiam e entrem na corrente sanguínea ou na cavidade abdominal, onde provocam irritação e inflamação do revestimento da cavidade ou de outros órgãos. Avicii sofria de dores que já não conseguia esconder. No trailer do seu documentário, True Stories, podemos ver o DJ numa cama de hospital.

O tabagismo e o alcoolismo ( responsável pela doença em 80% dos casos ) são fatores agravantes para quem sofre desta doença. Os doentes alcoólicos acabam por ter risco quinze vezes superior de desenvolver cancro do pâncreas, muito comum neste casos.

Que sofre de pancreatite aguda sente uma constante e intensa dor  na região superior do abdómen que irradia para as costas. Esta dor agrava-se com a ingestão de alimentos, sobretudo gorduras. Normalmente, nem com a toma de doses fortes de analgésicos a dor é completamente aliviada.

Impala Instagram


RELACIONADOS