Mulher publica fotos chocantes nua onde mostra os efeitos da endometriose

Mesmo sabendo que ia “chocar as pessoas”, a jovem de 27 anos não quis deixar de contribuir para alertar para uma patologia que afeta inúmeras mulheres

Thessy Kouzokas, uma jovem de 27 anos, decidiu publicar fotografias na rede social Instagram, nas quais aparece nua, mostrando os efeitos adversos da doença endometriose. A mulher, diretora de arte, afirmou saber que iria “chocar as pessoas”, mas não quis deixar de contribuir para alertar para uma patologia que afeta inúmeras mulheres, em qualquer idade reprodutiva e que, em casos mais graves, leva a menopausa precoce e a variados problemsa de saúde.

“Não posso acreditar na quantidade de mensagens que recebi de meninas que também têm e se sentem sozinhas”, contaesta mulher que sofre de endometriose

“A foto da esquerda é o meu estômago três semanas após um cisto rompido (5 semanas atrás). A foto da direita sou eu agora, após tomar um medicamento chamado synarel que parou todos os meus hormônios e me enviou para a menopausa aos 27 anos de idade”, explicou na legenda das fotografias.

A endometriose afeta cerca de 10 por cento das mulheres em idade reprodutiva e o seu diagnóstico vem, muitas vezes, associado a uma “sentença” de infertilidade. Apesar de ser uma doença tipicamente feminina, muitas mulheres só têm conhecimento da sua existência pela boca do seu ginecologista.

“A origem da endometriose ainda não conhecida e é, por isso, motivo de controvérsia. A causa continua enigmática. Ainda não há uma explicação única. Acredita-se que, por trás, possa existir uma multiplicidade de fatores: genéticos, hormonais, imunológicos e a mais divulgada teoria do refluxo do endométrio, mas não há ainda certezas”, explicou ao Impala News, ginecologista e obstreta, Joaquim Gonçalves.

Para o diagnóstico é importante a história clínica e o estudo complementar por ecografia, ressonância magnética e laparoscopia: Para dignóstico definitivo, “apenas uma biópsia é conclusiva”. “O clínico deve saber ouvir a paciente e estar atento a sintomas que possam parecer irrelevantes, mas que são um alerta para a doença, como sangramentos do nariz, por exemplo”, concluiu. A endometriose só se manifesta quando as mulheres menstruam e termina quando entram em menopausa.

Clique na galeria e veja as fotos!

Texto: Cynthia Valente | WIN Porto

 

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS