A mulher da vida de Rui Vitória

Conheça a mulher da vida de Rui Vitória.

A mulher da vida de Rui Vitória

É comum ouvir dizer-se que ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher. E esta frase feita ganha um dimensão bastante real quando se fala de Rui Vitória e de Susana Barata. Muito do sucesso do treinador do Benfica, de 47 anos tem base no apoio da mulher. A relação do casal dura há mais de uma década. Conheça a mulher da vida de Rui Vitória, o treinador que acaba de conquistar mais um título para os encarnados.

A trágica morte dos pais

Rui Vitória, natural de Alverca, conheceu a professora de Educação Física (tem o mesmo curso do marido) pouco tempo depois do momento mais complicado da sua vida. Este diz respeito à morte dos pais num acidente de viação quando tinha apenas 32 anos. E se a relação entre Rui Vitória e Susana Barata corria bem a carreira de treinador não lhe ficava atrás. O que levou a que, em 2010, trocasse o conforto familiar pelo sonho de treinar uma equipa da primeira divisão. No caso o Paços de Ferreira. Na época seguinte mudou-se para o Vitória de Guimarães onde ficou até 2015.  Ano em que se mudou para o Benfica.

Estes anos representam um sacrifício da vida pessoal do casal. Susana Barata nunca abdicou da carreira e o casal entendeu ser melhor não retirar as duas filhas que já tinham, Joana e Matilde (agora com dez e nove anos, respetivamente) do ambiente familiar em que estavam inseridas. Isto fez com que Susana Barata fosse quase uma mãe solteira ao longo daqueles anos. Nessa altura a família reunia-se apenas de quinze em quinze dias, altura em que mulher e filhas se juntavam a Rui Vitória.

Vitória do amor

A mudança para o Benfica representou uma nova vida para o casal que voltou a estar junto. Mas nem tudo foram rosas. Na fase inicial desta época o treinador viveu alguns momentos complicados devido aos resultados menos conseguidos e também às constantes palavras que lhe eram dirigidas por Jorge Jesus, o seu antecessor e atual treinador do rival Sporting. Mais uma vez, e como sempre tem acontecido ao longo da relação, Susana foi determinante no apoio ao marido. E na altura em que conquistou o seu primeiro título Rui Vitória realizou outro sonho: ser pai de um menino. Santiago nasceu no dia 23 de julho do ano passado. Além de Joana, Matilde e Santiago, o treinador é ainda pai de Mariana, de 18 anos, fruto do seu primeiro casamento com Carla Lázaro, também professora de Educação Física.

‘Pé de chumbo’

Apaixonado pela profissão, Rui Vitória, carinhosamente tratado por “pé de chumbo” pelos amigos, consegue desligar-se do futebol a partir do momento em que um jogo termina ou quando abandona o centro de estágios do Benfica, no Seixal. “Tento que a minha vida pessoal fique bem separada da profissional”, disse numa entrevista ao ‘Expresso’. E nesse momento destaca-se o homem de família, que se considera um bom garfo e que gosta de tocar bateria nas horas livres. Quando o futebol não está presente Rui Vitória entrega-se à mulher e às filhas de quem esteve afastado durante largos anos.

Vida em família

Assim que assinou contrato com o Benfica, o ribatejano mudou-se para a luxuosa Herdade da Aroeira. Esta pode ser considerada o “ninho da águia” pela quantidade de jogadores que vivem neste espaço na Margem Sul do Tejo. E é por lá que o treinador recupera energias e desfruta da companhia da família numa luxuosa moradia. Que está situada numa zona recatada do condomínio privado. Depois de tantos anos afastados, Rui Vitória e Susana Barata aproveitam todos os momentos livres para fazer planos comuns nos casais. Mas que eram complicadas de realizar devido à distância que os separava. Coisas tão simples como um almoço num bom restaurante.

A elegância do casal mostra outras das características do treinador que não esconde gostar de se vestir bem. “Não gosto que olhem para mim e pensem que estou desmazelado”, confidenciou ao ‘Expresso’ o treinador que também já escreveu um livro, ‘A Arte da Guerra para Treinadores’.

Texto: Bruno Seruca | WIN; Foto: Tito Calado

Impala Instagram


RELACIONADOS