Fique a saber o que muda quando a covid-19 passar de pandemia a endemia

Muitos são aqueles que associam o termo endemia ao final da covid-19, ideia que não poderia estar mais errada. Fique a saber quando a doença entrar na fase endémica.

Fique a saber o que muda quando a covid-19 passar de pandemia a endemia

Desde março de 2020 que a palavra pandemia passou a fazer parte da vida dos portugueses. Agora, quase dois anos depois da chegada do novo coronavírus a Portugal, muito se tem falado de endemia. Ainda assim, muitas são as pessoas que ficam baralhadas com este novo termo. Afinal, o que significa que a covid-19 deixe de ser vista como uma pandemia, passando a ser encarada como endemia?

LEIA AINDA
Como os dois anos de pandemia mudaram os nossas vidas

Numa análise mais rápida pode dizer-se que a doença deixará de ser encarada como uma emergência de saúde. O que se traduz na anulação das muitas medidas restritivas que têm feito parte da vida dos portugueses ao longo dos últimos anos. Como é o caso do uso de máscara ou mesmo a exigência de certificado de vacinação. Algo que tem vindo a ser feito por países como a Dinamarca e Espanha, para citar apenas dois exemplos.

Pessoas associam endemia ao final da covid-19

Quando se fala em endemia muitos são aqueles que associam o termo ao final da covid-19. Algo que é um erro. O que o termo significa é que passamos a estar perante um número de novos casos e mortes que são esperados tendo em conta a doença. Seja ela a covid-19 ou outra qualquer. Por exemplo, a infeção pelo herpes simples é uma endemia. Existem dados que dão conta de que dois terços da população mundial com mais de 50 anos já tiveram contacto com este vírus. Ou seja, existe uma estabilidade do vírus. Quando os números aumentam passamos a ter uma epidemia (caso esteja concentrado numa região) ou pandemia (quando é uma realidade para vários continentes).

Covid-19 poderá nunca acabar

Para já, os especialistas dividem-se nas opiniões em relação ao momento em que a covid-19 deverá passar a ser vista como endemia. Há quem ache que este é o momento oportuno. Enquanto outros defendem que talvez seja prudente aguardar um pouco mais. Uma coisa é certa. Ainda estamos longe do fim da covid. Aliás, existe uma grande probabilidade de que a doença nunca desapareça.

Impala Instagram


RELACIONADOS